atualizar plano de negócioO plano de negócios é um documento elaborado pelo gestor para descrever quais são as metas empresariais e qual plano de ação deve ser tomado para que esses objetivos sejam alcançados. As ações tomadas devem ser classificadas em curto, médio e longo prazo ― muito semelhante ao planejamento estratégico.

Contudo, chega um momento que esse plano fica obsoleto e precisa ser atualizado. Quer saber que ocasiões são essas? Então confira agora mesmo quando atualizar seu plano de negócios!

Alterações de mercado

A economia de um país, ou de determinada região, não é constante. Alterações como variação no câmbio, crescimento ou retração, inflação, taxa de juros, entrada de novos concorrentes, entre outras coisas, são fatores que podem influenciar nos resultados e distanciá-los do planejamento que foi feito inicialmente. Portanto, se foi estimado no plano inicial um crescimento de 3% no mercado e a empresa alcançou 5%, por exemplo, é hora de iniciar o processo de revisão.

Mudança nas premissas

As premissas são tudo aquilo que é considerado como sendo verdade no planejamento ― os objetivos, as projeções, as estimativas. São elas que norteiam o gestor em todo planejamento que é realizado, principalmente no que diz respeito às finanças. Ou seja, se a empresa necessita de um investimento maior do que o previsto, por exemplo, o plano de negócios deverá ser atualizado.

Leia mais:   Toda empresa precisa de um plano de sucessão

Novos investidores

Caso a empresa necessite captar mais investimentos e tenta conseguir novos investidores para o empreendimento, o plano de negócios deve ser atualizado. Isso porque, para que a apresentação seja assertiva e transparente, deve-se revisar as informações que estão sendo repassadas, sob o risco de perder um bom investimento devido à incoerência nos fatos que são apresentados durante as negociações.

Saiba por que é fundamental investir em um plano de negócios!

A cada semestre

Caso não haja mudanças nas variáveis externas e internas, ainda assim o ideal é que o plano de negócios seja revisado semestralmente. Com isso, é possível atualizar o documento com todos os novos fatos que surgem durante o período e comparar se os resultados estão condizentes com o planejado. Caso haja grandes divergências, as questões levantadas servem de base para a tomada de decisão e norteiam o gestor para as melhorias que devem ser realizadas, a fim de tornar os objetivos mais acessíveis.

Baixe agora o nosso eBook!

Em resumo, sempre que houver alterações que possam impactar nos resultados e sair do planejamento, o plano de negócios deve ser posto em revisão, visto que durante as operações a realidade pode se apresentar diferente do que foi previsto. Mas, apesar disso, o gestor deve estar atento a cada fato novo que possa ocorrer e como ele afetará a empresa, pois questões que parecem simples, a princípio, podem levar o negócio a um rumo totalmente inesperado ― como o surgimento de um concorrente novo, por exemplo.

Leia mais:   Motivos pelos quais empreendedores evitam fazer um plano de negócios

Ficou clara a questão de quando o plano de negócios deve ser atualizado? Gostou desse nosso artigo de hoje? Então aproveite e curta a nossa página no Facebook agora mesmo e acompanhe em primeira mão todas as novidades!

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?