Quanto custa um plano de negócio? Como quase todos os bens e serviços oferecidos no mercado, um plano de negócio pode ter diversos formatos e níveis de detalhamento. E, por isso, ter diversos preços.

Em primeiro lugar, vamos separar o plano de negócio da pesquisa de mercado. Um plano de negócio deve considerar a realidade de mercado. Ao lançar em um plano produtos, preços e volume de venda esperado, é preciso que isso esteja dentro da realidade. Ocorre que muitas vezes estes dados estão disponíveis, seja pela simples observação, seja em uma pesquisa na Internet, seja por que você fez uma pesquisa de mercado anterior e agora só precisa do plano de negócio. O plano de negócio precisa de dados de mercado, mas esses dados já podem estar disponíveis. Nestes casos é necessário apenas o plano em si.

Outros fatores que influenciam o preço de um plano de negócio são:

A natureza do empreendimento.
Um pequeno comércio talvez seja o mais simples e barato de todos. Serviços e indústria são mais complexos, pois os cálculos de custo de produção são mais trabalhosos. E quando são empreendimentos combinados, como comércio com serviço, indústria com serviço, indústria com comércio ou tudo junto, o trabalho aumenta.

O porte do empreendimento.
Maiores investimentos exigem mais atenção e detalhamentos pelo próprio risco envolvido. Mas a principal questão é que possuem mais itens de investimento. Isso aumenta o trabalho de elaboração.

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A complexidade do empreendimento
Alguns tipos de negócio possuem características mais complexas, portanto mais trabalhosas, de serem tratadas. Tributação variada, importação direta, variação cambial, múltiplos canais de venda e legislações específicas e complexas, dentre diversos outros, são itens que aumentam o trabalho de elaboração e o preço de um plano de negócio.

EXEMPLOS DE PREÇO DE PLANO DE NEGÓCIO

Seguem alguns exemplos que podem te ajudar a fazer um orçamento preliminar. Veja o que mais se encaixa no seu caso e tome como base.

Um pequeno comércio com investimento até R$ 300 mil
Sem processamento de produtos, basta remarcar o que comprou. Tributação no Simples. Investimento inicial baixo. Planejada para um bom ponto comercial. Exemplos: lojas de vestuário, presentes, preço único e similares. Preço da ordem de R$ 2.700.

Um pequeno serviço ou indústria com investimento até R$ 300 mil
É um pouco mais trabalhoso por causa da composição de custo dos bens ou serviços a serem ofertados. Essa é a parte mais importante do plano, calcular a margem de contribuição dos produtos. Exemplos: salões de beleza, lanchonetes e restaurantes (eles produzem), oficinas, pequenas fábricas, profissionais liberais e prestadores de serviço em geral. Preço da ordem de R$ 3.300.

Empreendimentos similares com investimento entre R$ 300 mil e R$ 1 milhão
Exigem mais dedicação por possuírem mais itens de investimento e exigirem mais detalhamento. Além disso, trazem prospecção secundária de mercado ou discussão e incorporação da pesquisa de mercado preliminarmente realizada pelo cliente ou entrega de escopo de pesquisa a ser feita no caso de dúvida em relação aos dados de mercado utilizados. O preço sobe para uma ordem de R$ 4.500.

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Empreendimentos Complexos e/ou de investimento acima de R$ 1 milhão
Existem ainda empreendimentos de maior porte e/ou com elevada complexidade nos itens mencionados anteriormente. Nestes casos, o preço pode alcançar o valor de R$ 10.000.

E SEU CASO?
Se pensa em fazer um plano de negócio, cheque agora se seu custo chega a 2% do valor que pretende investir. Isso acontece poucas vezes. E mesmo quando passa de 2%, sempre será uma contratação necessária.

Jamais, mas jamais mesmo, abra um negócio sem fazer antes um plano de negócio com auxílio de um especialista, de um profissional que faz isso todo dia. Não arrisque seu patrimônio.

flavio Flávio Barcellos
Especialista em consultoria em pequenas empresas, com 20 anos de experiência, tendo atuado pessoalmente em mais de 400 serviços. Especialista em programas de políticas públicas para pequenas empresas, com mais de 100 serviços prestados a órgãos públicos, associações empresarias, sindicatos e Sistema S. Consultor credenciado do SEBRAE. Engenheiro. Fundador e Diretor da ProLucro.

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