presença efetiva na webQuanto vale uma consultoria empresarial? Essa pergunta me é feita frequentemente e a primeira resposta até que é bem simples:

“Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho”.

Algumas vezes isso é fácil de medir. Se o consultor consegue baixar o custo fixo ou de produção, ou aumentar as vendas, é só calcular o valor gerado ao longo de um período, um ano, por exemplo, e o benefício entregue está medido. No entanto, há outros benefícios, não mensurável de imediato, mas de retorno de curto, médio e até mesmo longo prazo que se tornarão mensuráveis após o período de execução.

Os resultados de uma consultoria

Os resultados de um trabalho de Consultoria devem gerar um resultado muitas vezes superior ao valor investido.

O foco é contribuir com o objetivo da Empresa. De forma a tornar irrisório o investimento desde o curto prazo, quanto a resultados que virão posteriormente, a médio e longo prazo.

Além dos valores tangíveis citados, há os intangíveis, que o empreendedor pode adquirir como: Qualidade da Gestão, Conhecimento, Orientação para metodologia de trabalho, Visão estratégica, Minimização dos riscos, Perpetuidade da empresa, Qualidade de vida, entre outros.

Em trabalhos mais amplos ou complexos, o ideal é ser feito uma etapa inicial a preço fixo e, quando couber, uma continuidade, essa então com parte da remuneração do consultor condicionada ao atingimento de metas. É a famosa Taxa de Sucesso.Baixe agora o nosso eBook!

Leia mais:   Melhore a gestão financeira de sua empresa com estas 5 dicas

Porém, poucos Serviços de consultoria fazem necessária a realização desta segunda etapa. Consideramos ainda que, após uma consultoria de qualidade, o Empreendedor consegue dar continuidade e direcionar o trabalho desenvolvido no projeto.

E tem casos de serviços específicos, como por exemplo:

Saiba mais

Plano de Negócios

É o projeto executivo de uma ideia, onde o empreendedor analisa sua viabilidade sob todos os aspectos. - É o negócio que eu sonhei? Vale a pena?

Em geral seu custo fica na faixa de 2% do valor do investimento, podendo chegar a 5% em projetos de menor valor. Nesses casos o que vale é a segurança.

O Plano de Negócios indica novos caminhos (entre eles, mesmo a desistência da ideia). É um instrumento de diminuição de riscos, um espaço onde os erros saem mais baratos, eliminando o risco de descobrir que o negócio não daria certo depois de ter perdido o dinheiro investido. E também é uma maneira objetiva e clara para você conversar com seus sócios, investidores, empregados, contadores, bancos, agências governamentais, etc.

Saiba mais
Saiba mais

Avaliação de Empresa

Nestes casos o custo da consultoria tende a ter um valor percentual bem mais baixo, da ordem de 1% ou menos do valor da empresa na maioria dos casos. Isso é desprezível frente à responsabilidade do serviço. Uma avaliação mal feita pode inviabilizar o negócio se ficar acima do mercado e dar prejuízo ao empresário se sua empresa for vendida por um valor abaixo do mercado.
Saiba mais

Existem ainda serviços de consultorias que trabalham valores intangíveis, como melhoria de um clima organizacional ou diminuição da carga de trabalho dos sócios.

Leia mais:   Você está preparado para tocar o seu próprio negócio?

E como saber então quanto vale a consultoria que você precisa?

O que eu recomendo é:

  • Liste os benefícios que quer obter;
  • Transforme isso em valores financeiros ao longo de um ano, mesmo os que tratem de valores intangíveis;
  • Determine o percentual que estaria disposto a pagar para um profissional que te entregue tudo isso, algo entre 5% e 20%, quanto maior o valor, menor o percentual;
  • Leve sua demanda para duas ou mais empresas de consultoria e peça propostas;
  • Avalie ao longo do processo quais empresas transmitem segurança em te entregar o que você precisa;
  • Avalie se o valor cobrado por elas está dentro do que está disposto a pagar;
  • Caso sim, escolha a empresa que te deu mais confiança e vá em frente.

A chance de uma boa empresa de consultoria não se pagar é muito baixa. Suas chances de lucrar com a operação são muito mais altas.

Se você não sabe fazer algo que precisa, sua questão não é contratar ou não consultoria, mas sim escolher o melhor custo x benefício entre elas.

Uma boa empresa de consultoria pode ser tudo que sua empresa precisa nesse momento.

SE PREFERIR UM CAMINHO MAIS SIMPLES, FAÇA AGORA UM ORÇAMENTO ONLINE DE UMA CONSULTORIA PARA SUA EMPRESA

Sem custo e sem necessidade de se identificar! Basta você preencher um formulário simples e em 48 horas receberá por e-mail um orçamento preliminar.

QUERO UM ORÇAMENTO ONLINE

 

Leia mais:   Quais as melhores opções de negócio para eu investir?

Flávio BarcellosFlávio Barcellos Guimarães
Consultor e Diretor

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?