Quanto vale uma consultoria empresarial?
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presença efetiva na webQuanto vale uma consultoria empresarial? Essa pergunta me é feita frequentemente e a primeira resposta até que é bem simples:

“Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho”.

Algumas vezes isso é fácil de medir. Se o consultor consegue baixar o custo fixo ou de produção, ou aumentar as vendas, é só calcular o valor gerado ao longo de um período, um ano, por exemplo, e o benefício entregue está medido. No entanto, há outros benefícios, não mensurável de imediato, mas de retorno de curto, médio e até mesmo longo prazo que se tornarão mensuráveis após o período de execução.

[tagline_box backgroundcolor=”#ededbb” shadow=”yes” shadowopacity=”0.1″ border=”1px” bordercolor=”” highlightposition=”top” content_alignment=”left” link=”” linktarget=”_self” modal=”” button_size=”” button_shape=”” button_type=”” buttoncolor=”” button=”” title=”Os resultados de uma consultoria” description=”Os resultados de um trabalho de Consultoria devem gerar um resultado muitas vezes superior ao valor investido.

O foco é contribuir com o objetivo da Empresa. De forma a tornar irrisório o investimento desde o curto prazo, quanto a resultados que virão posteriormente, a médio e longo prazo.

Além dos valores tangíveis citados, há os intangíveis, que o empreendedor pode adquirir como: Qualidade da Gestão, Conhecimento, Orientação para metodologia de trabalho, Visão estratégica, Minimização dos riscos, Perpetuidade da empresa, Qualidade de vida, entre outros.” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=””][/tagline_box]

Em trabalhos mais amplos ou complexos, o ideal é ser feito uma etapa inicial a preço fixo e, quando couber, uma continuidade, essa então com parte da remuneração do consultor condicionada ao atingimento de metas. É a famosa Taxa de Sucesso.Baixe agora o nosso eBook!

Porém, poucos Serviços de consultoria fazem necessária a realização desta segunda etapa. Consideramos ainda que, após uma consultoria de qualidade, o Empreendedor consegue dar continuidade e direcionar o trabalho desenvolvido no projeto.

E tem casos de serviços específicos, como por exemplo:

[tagline_box backgroundcolor=”#ededbb” shadow=”yes” shadowopacity=”0.1″ border=”1px” bordercolor=”” highlightposition=”top” content_alignment=”left” link=”https://www.prolucroconsultoria.com.br/consultoria-empresarial/plano-de-negocios/” linktarget=”_blank” modal=”” button_size=”” button_shape=”” button_type=”” buttoncolor=”” button=”Saiba mais” title=”Plano de Negócios” description=”É o projeto executivo de uma ideia, onde o empreendedor analisa sua viabilidade sob todos os aspectos. – É o negócio que eu sonhei? Vale a pena?

Em geral seu custo fica na faixa de 2% do valor do investimento, podendo chegar a 5% em projetos de menor valor. Nesses casos o que vale é a segurança.

O Plano de Negócios indica novos caminhos (entre eles, mesmo a desistência da ideia). É um instrumento de diminuição de riscos, um espaço onde os erros saem mais baratos, eliminando o risco de descobrir que o negócio não daria certo depois de ter perdido o dinheiro investido. E também é uma maneira objetiva e clara para você conversar com seus sócios, investidores, empregados, contadores, bancos, agências governamentais, etc.” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=””][/tagline_box][tagline_box backgroundcolor=”#ededbb” shadow=”yes” shadowopacity=”0.1″ border=”1px” bordercolor=”” highlightposition=”top” content_alignment=”left” link=”https://www.prolucroconsultoria.com.br/consultoria-empresarial/avaliacao-empresa/” linktarget=”_blank” modal=”” button_size=”” button_shape=”” button_type=”” buttoncolor=”” button=”Saiba mais” title=”Avaliação de Empresa” description=”Nestes casos o custo da consultoria tende a ter um valor percentual bem mais baixo, da ordem de 1% ou menos do valor da empresa na maioria dos casos. Isso é desprezível frente à responsabilidade do serviço. Uma avaliação mal feita pode inviabilizar o negócio se ficar acima do mercado e dar prejuízo ao empresário se sua empresa for vendida por um valor abaixo do mercado.” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=””][/tagline_box]

Existem ainda serviços de consultorias que trabalham valores intangíveis, como melhoria de um clima organizacional ou diminuição da carga de trabalho dos sócios.

E como saber então quanto vale a consultoria que você precisa?

O que eu recomendo é:

  • Liste os benefícios que quer obter;
  • Transforme isso em valores financeiros ao longo de um ano, mesmo os que tratem de valores intangíveis;
  • Determine o percentual que estaria disposto a pagar para um profissional que te entregue tudo isso, algo entre 5% e 20%, quanto maior o valor, menor o percentual;
  • Leve sua demanda para duas ou mais empresas de consultoria e peça propostas;
  • Avalie ao longo do processo quais empresas transmitem segurança em te entregar o que você precisa;
  • Avalie se o valor cobrado por elas está dentro do que está disposto a pagar;
  • Caso sim, escolha a empresa que te deu mais confiança e vá em frente.

A chance de uma boa empresa de consultoria não se pagar é muito baixa. Suas chances de lucrar com a operação são muito mais altas.

Se você não sabe fazer algo que precisa, sua questão não é contratar ou não consultoria, mas sim escolher o melhor custo x benefício entre elas.

Uma boa empresa de consultoria pode ser tudo que sua empresa precisa nesse momento.

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Flávio BarcellosFlávio Barcellos Guimarães
Consultor e Diretor

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