Que Lições o Empreendedor Pode Tirar da Copa do Mundo.

Lições ao Empreendedor.

Maior que as Olimpíadas e, nos Estados Unidos, maior que a Liga de Basebol e que o Super Bowl, a cada quatro anos a Copa do Mundo da FIFA acontece, colocando sobre o palco 32 nações competindo pelo título de “A Melhor.” O mundo inteiro fica antenado nesse grande evento, que captura a atenção de torcedores, espectadores e mesmo daqueles que odeiam futebol.

Da mesma forma que os times, os jogos e os fanáticos, há lições que podem ser aplicadas à vida de um empreendedor. Portanto, se você esteve assistindo à Copa do Mundo, especialmente durante as horas de trabalho, eis aqui alguns brindes que farão do tempo gasto em frente à TV não apenas divertido, mas também instrutivo para os negócios.

O talento nem sempre sai vencedor.

Há quatro anos a Espanha venceu o seu primeiro título mundial. Muita gente esperava que eles repetissem o feito nesta Copa do Mundo. Com alguns dos melhores jogadores do mundo e um grande plantel vindo dos aclamados Real Madrid e Barcelona, muitos predisseram que a Espanha era um dos favoritos deste ano. Porém, isso não aconteceu. Eles foram embora depois de uma embaraçosa derrota para a Holanda e duas apagadas apresentações a seguir. Inglaterra e Itália, duas outras nações com extensos currículos saíram de forma parecida, dando lugar para o avanço de times menores e menos talentosos.

Essas saídas prematuras servem como um importante lembrete para o empreendedor: o talento sozinho não é uma garantia para o sucesso. Mais coisas são necessárias, e esforço, inovação e estratégia são algumas que vêm imediatamente à nossa mente.

Leia mais:   Como começar um bom plano estratégico empresarial?

Comunidade é a melhor amiga de uma marca.

A Copa do Mundo foi boa para marcas globais. Nike, Coca-Cola e muitas outras incendiaram o mundo com campanhas inovadoras e instigantes, capitalizando a paixão mundial pela Copa do Mundo. Tendo dito isso, a maioria das marcas mantiveram o foco em ligar os seus produtos e serviços à comunidade global do futebol, e não aos produtos e serviços propriamente ditos.

Para o empreendedor, isso é um grande lembrete quanto à importância da construção do sentimento de comunidade para os seus consumidores e clientes potenciais. Manter o foco na educação, informação e serviço, em lugar da pura auto-promoção, como forma de impulsionar uma consciência para a sua marca, sem sentir-se culpado por ser um spammer. Afinal de contas, qualquer marca que consegue fazer-me assistir a um comercial até o fim possui algo de notável.

O pequeno competidor tem um papel no grande palco.

Ainda que os times restantes sejam todos aclamadas forças do futebol, muitas das 16 equipes que emergiram da primeira fase não estão entre os melhores do mundo. Países como a Grécia, Costa Rica e os Estados Unidos vieram todos de grupos muito difíceis, para emergir à frente de times como a Inglaterra, Itália, Espanha e o Portugal do premiado Cristiano Ronaldo.

Isso acontece em todo grande evento esportivo, e para os proprietários de pequenos negócios, demonstra que os grandes atores nem sempre são os mais preparados para suprir os produtos e serviços requeridos pelos clientes. Isso deve servir ao empreendedor como um lembrete de que ele pode oferecer valor único e diferenciação, mesmo sendo menor ou menos experiente.

Leia mais:   Como deve funcionar o gerenciamento de crise financeira?

A relevância da escassez.

Nós vivemos em um mundo de conectividade instantânea. Entre mídias sociais e telefones celulares, nós podemos ser encontrados 24 horas por dia. Com uma porcentagem tão alta de gente dormindo com um telefone ao alcance do braço, estamos mais conectados do que nunca. Você poderia pensar que a FIFA julgaria interessante capitalizar essa tendência e expandir a Copa do Mundo para algo como uma vez a cada dois anos. Mas muito como as Olimpíadas, a Copa do Mundo acontece a cada quatro anos justamente para aumentar o interesse no evento, à medida que a sua hora aproxima-se.

O mundo dos negócios pode aprender alguma coisa com isso também. Apesar de nunca desejarmos deixar o consumidor esperando, há algo a ser dito sobre possuir-se o seu diferencial verdadeiramente único. O futebol é jogado o ano inteiro em muitos palcos importantes, mas somente a Copa do Mundo suscita a paixão e o comprometimento que estamos observando neste exato momento. Para a FIFA o seu diferencial é a escassez; empreendedores precisam pensar no que torna-os únicos e memoráveis. Uma maioria de proprietários de negócios pensam que seus produtos e serviços são verdadeiramente diferenciados, porém, somente uma pequena minoria de consumidores pensa o mesmo, segundo um estudo conduzido recentemente nos Estados Unidos. A Copa do Mundo tem o seu diferencial, qual é o seu?

A estratégia é a alavanca definitiva no campo de jogo (e dos negócios).

Se eu sugerisse que a Costa Rica iria arrastar o time cheio de estrelas da Holanda para uma torturante disputa de pênaltis, a maioria das pessoas iria dizer que eu havia ficado maluco. Isso aconteceu, e não foi por acidente. A Costa Rica sabia que era um time inferior mas, ao contrário daqueles que não foram capazes de encarar a Laranja Mecânica antes, o time centro-americano paralisou os holandeses com uma simples estratégia de jogo: a arapuca do impedimento. Por mais de uma dúzia de vezes, a defesa costa-riquenha bloqueou o ataque holandês com essa manjada tática, e empurrou a partida para os pênaltis.

Leia mais:   O Marketing e o Plano de Marketing

Para o empreendedor, esse plano simples mas bem sucedido, executado pela Costa Rica, é um lembrete da importância da estratégia. Companhias cheias de talentos podem ir longe, mas negócios com talento – e mais um plano – são aqueles que vão ao fundo das batalhas competitivas, e frequentemente terminam no topo.

A Copa do Mundo reúne por um curto momento a atenção dos torcedores para o mais popular esporte do mundo, em seu palco mais importante. Se você espiar através do barulho, verá que há muito a ser aprendido com os times, os patrocinadores e a própria FIFA, e então ser aplicado a qualquer tipo de negócio, todos os dias.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?