a-importancia-de-elaborar-um-plano-de-negocios-300x240Administrar é medir. E a coisa mais rara no mundo é uma empresa alcançar o sucesso e permanecer lá sem medir de forma precisa tudo o que acontece dentro dela. E destas medições, a financeira é, de longe, a mais importante. Que tal ver como você está no quesito? E me perdoe de antemão se fui injusto com as notas.

Nota Zero

Sua empresa não tem controle. É tudo no caixa e no bolso. De vez em quando você faz umas contas no papel. Tem mês que até tenta anotar tudo, mas aí fica sem tempo 3 dias e larga pra lá. Se você é um vendedor ambulante, pode ser que esteja dando certo. Mas em termos de controle financeiro, é um Nota Zero. Se servir de consolo, você tem companhia.

Nota Quatro

Peraí. Assim também não. Você tem um controle financeiro, ou seja, um lugar onde anota receitas e despesas de forma organizada. Nem sempre consegue fechar o caixa, mas consegue controlar entradas e saídas. Mas como está tudo anotado sem classificação em grupos racionais, você não extrai qualquer informação gerencial das anotações. Mas já tem algum valor. Vai levar a Nota Três. Se faz no computador, leva Nota Quatro. E o consolo moral de saber que está com a maioria.

Nota Sete

Mas você tem mais? Tem um bom plano de contas e distribui as receitas e despesas nestas contas? No fim do mês você sabe quanto gastou de matéria prima, mão de obra fixa, mão de obra variável, impostos e por aí vai? Que bom. Você sabe de onde veio e para onde foi o dinheiro da empresa. Já merece os parabéns, pois é uma minoria. E leva uma Nota Seis. E se você gera relatórios e realmente compara periodicamente a evolução destas contas ao longo dos meses e anos, leva a Nota Sete.

Leia mais:   A participação do contador no plano de negócios

Baixe agora o nosso eBook!

Nota Oito

O danadinho vai mais além? Já sei. Suas contas são distribuídas em grandes contas que geram um balanço racional, onde o lucro operacional é calculado, separado do resultado de caixa. E você sabe a diferença entre os dois. E também sabe o que é e acompanha a evolução da margem de contribuição, do ponto de equilíbrio e outros indicadores de gestão. Mais ainda, estuda a evolução deles ao longo dos meses e anos, corrigindo desvios antes que se tornem problemas. Você é muito bom, a minoria da minoria. Mas ainda não chegou lá. Vai ficar na Nota Oito.

Nota 10!

O futuro. Você não se contenta com saber tudo do passado. Você quer mais. Quer prever o futuro. Você tem um bom fluxo de caixa. Seu contas a pagar e receber estão organizados em uma planilha única, indexada aos saldos dos bancos e caixinha local. Lá você lança as faturas a pagar e a receber, mas também, e principalmente, suas previsões de despesas e receitas. É lá que você estabelece, por exemplo, suas metas comerciais. E vê quando vai sobrar e faltar dinheiro com bastante antecedência, podendo tomar as devidas providências com tempo, nada de última hora, que sai mais caro, e estressa. É, você é o cara. Você é Nota 10 em gestão financeira.

Que Nota Merece Sua Gestão Financeira?Pense. Administrar é medir. Com dados na mão, fica fácil tomar decisões. É o segredo bobo dos grandes administradores. Bons controles: finanças, produção e (pesquisa de) mercado. Mas o imprescindível é o financeiro.

Leia mais:   Fatores que Influenciam o Aprendizado Organizacional

Abraços,

Flávio Barcellos
Consultor e Diretor

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?