Quer abrir um negócio? Saiba por onde começar!Abrir um negócio não é tarefa fácil. Afinal, há muito o que se pensar, analisar, aprender e discutir para que o empreendimento seja um sucesso. Por isso, é essencial que cada etapa desse processo seja pensada cuidadosamente. Pensando nisso, reunimos, a seguir, os principais aspectos que você deverá observar e resolver antes de abrir um negócio. Curioso? Então continue acompanhando!

Por onde começar

Caso ainda não tenha uma ideia, o primeiro passo é escolher uma atividade alinhada com seus sonhos e com sua capacidade de investimento. Faça listas amplas e depois vá eliminando até chegar em uma ideia que mereça ir adiante.

Caso já tenha uma ideia, pule essa etapa.

O segundo passo é elaborar um plano de negócio, pois ele detalha o que produzir, como, quanto, custos e preços, clientes, volume de investimento, etc.

Aí pense na viabilização dos recursos: próprios, sócios, financiamento, etc. Se não for viável no modelo original, volte um passo.

O plano é viável. Está animador? Em geral é preciso então fazer uma pesquisa de mercado para checar a consistência dos produtos, preços e volume de vendas, além de localização mais adequada.

Animador? Hora de implantar! Veja abaixo o passo a passo para fazer o seu plano de negócios.

Passos iniciais para abrir o seu negócio

Localização

Escolher o ponto comercial é muito importante negócios físicos. Primeiramente, você deve saber qual o capital que dispõe. Antes de fazer sua opção, ande pela região eleita, verifique a concorrência e analise se ela pode ou não afetar o fluxo de visitantes e faturamento da sua empresa.

Leia mais:   7 problemas comuns ao iniciar uma empresa

Já para os virtuais, o ponto do escritório pode não interferir muito, mas, se trabalhar com entregas e tiver um depósito, esse fator desse ser levado em consideração ao escolher a localização dele.

Sócio

Você está disposto a encarar esse novo desafio sozinho ou se prefere um sócio para te ajudar a levantar o dinheiro para o investimento inicial? Um sócio pode ajudar muito também com a sua experiência e conhecimento. Pense nisso!

Gastos com o prédio

Os gastos com o prédio precisam ser levados em consideração, já que terá que passar por algum tipo de reforma para se adequar à sua empresa, incluindo os gastos com instalações. Se você optar por uma franquia, por exemplo, terá gastos para que ela se enquadre nas exigências do franqueador.

Quadro de funcionários

Considere também o número de colaboradores e a capacitação dos mesmos. Isso vale até para uma equipe mais reduzida. Capacitar os funcionários é, afinal, um excelente diferencial competitivo.

Documentação

Ao iniciar com o seu próprio negócio, você terá que considerar as questões da legislação. Tire todas as suas dúvidas sobre impostos e taxas para que você não caia em uma armadilha e isso prejudique o seu negócio. E não se esqueça de registrar a sua empresa na prefeitura ou outros órgãos responsáveis.

Pesquisa de mercado

Conhecendo o seu cliente, fica fácil saber como chegar até ele. Encontre formas de classificar os potenciais clientes, inicialmente, através do sexo, região em que mora e renda. Em um segundo momento, você poderá, através de pesquisas de mercado e do marketing digital, descobrir dados muito mais específicos e valiosos sobre o seu público-alvo.

Leia mais:   A era digital cria demanda para novas profissões.

Divulgação

As pessoas precisam saber que o seu negócio existe, então, faça a divulgação correta usando a internet. Essa é uma forma muito positiva de conquistar clientes, além de ser um meio muito mais efetivo e otimizado nos dias atuais.

Gastos totais

Fazer um cálculo sobre todos os gastos que terá com a abertura da empresa e também com os custos fixos mensais é imprescindível. Uma boa gestão financeira é vital para o sucesso de qualquer empreendimento.

Viu como abrir um negócio não precisa ser difícil? Conheça nossa consultoria empresarial e garanta resultados surpreendentes para o seu empreendimento desde o começo. Entre em contato agora mesmo!

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?