abrir um novo negócioVocê, então, decidiu ser o seu próprio patrão, e abrir o seu próprio negócio. Muito provavelmente, na natural euforia que sempre acompanha esse tipo de decisão, você se esquece que tem mais dúvidas do que certezas em relação ao passo que está dando. Você conhece bem a indústria da qual deseja participar? Existe um mercado para o seu produto ou serviço? Você tem idéia dos impostos a que estará sujeito? Existem linhas de crédito capazes de ampará-lo nos estágios iniciais? Você está familiarizado com as tecnologias essenciais ao funcionamento desse tipo de empreendimento? Qual é o grau de comprometimento dos seus eventuais sócios e parceiros?

Muitos empreendedores passam por um mau pedaço lá na frente, tentando encontrar o caminho em meio à desorganização dos seus empreendimentos, em um processo longo e dispendioso. Em relação a eles, você está em posição de vantagem, pois pode ter a iniciativa que eles não tiveram, e delinear um Plano de Negócios, antes mesmo de decidir se valerá a pena ir em frente, ou não. Nos dias de hoje, partir para um empreendimento de qualquer envergadura sem nenhum plano nas mãos é expor-se, desnecessariamente, a uma infinidade de riscos.

Esses riscos, evidentemente, são diretamente proporcionais à sua inexperiência em relação à indústria escolhida. O mercado está cheio de armadilhas que não costumam tratar com leniência os novatos incautos, e o suporte de consultores especializados é um requisito cada vez mais indispensável para o empreendedor determinado a escavar o seu nicho em meio à vasta concorrência que o precede.

Leia mais:   Vendo bem mas lucro pouco

Abrir uma empresa na ausência de um Plano de Negócios é um salto no escuro. Você pode aterrizar em uma almofada. Ou pode aterrizar em um prego. O mundo dos negócios reserva uma grande dose de imprevistos, mesmo para o empreendedor precavido, e este é um ambiente onde não há espaço para a ingenuidade. Não se deseja aqui desestimulá-lo a ir em frente, mas simplesmente encorajá-lo a armar-se da maior precaução possível na proteção do precioso investimento que você está prestes a realizar.

O suporte de uma consultoria profissional poderá poupar-lhe muita dor de cabeça nesse momento importante da sua trajetória. Na viabilidade do empreendimento escolhido, ela irá apontar-lhe o caminho das pedras para o seu estabelecimento definitivo no mercado. Na hipótese contrária, caso a sua ideia tenha chances escassas de sucesso, ela terá a honestidade de alertá-lo a tempo, antes que você invista o primeiro centavo em um empreendimento de risco.

FAÇA AGORA UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

 /  

Leia mais:   Não há consultores em minha cidade

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?