quero vender minha empresaAo dizer para si mesmo que “quero vender minha empresa“, a primeira questão frequentemente levantada por um empreendedor é: “Quanto vale esse negócio?” Infelizmente, não há uma resposta automática a essa pergunta. Livros inteiros têm sido escritos sobre avaliação, e há tantas variáveis envolvidas (e muitas delas são bastante subjetivas), que diferentes especialistas examinando a mesma empresa podem acabar propondo preços diferentes de venda. No entanto, há algumas técnicas e “macetes” comumente aceitos.

Basicamente, há duas maneiras principais de se levantar o preço de um pequeno negócio:

  • Uma é a capacidade do negócio em gerar vendas, fluxo de caixa e/ou lucros.
  • A outra é avaliar a empresa com base em seus ativos.

A escolha do método utilizado depende da condição do negócio e da indústria à qual ele pertence.

A capacidade de gerar vendas

capacidade de gerar vendaEm algumas indústrias, a norma é determinar o valor multiplicando-se as vendas anuais da empresa. Firmas de consultoria, estações de rádio, agências de trabalho temporário, agências de relações públicas ou de propaganda, varejistas e corretoras de seguros são frequentemente avaliadas por meio de um multiplicador de vendas anuais. O multiplicador depende do exato tipo de negócio, da previsibilidade das vendas ano a ano, e muitos outros fatores. Geralmente o multiplicador da indústria é o ponto de partida, sendo ajustado com base nas particularidades do negócio. Por exemplo, o multiplicador da indústria pode ser duas vezes as vendas, mas a firma tem experimentado um crescimento forte e consistente no curso dos últimos três anos – isso pode subir o multiplicador para 2 e meio, ou mais. Ou talvez a firma possui um cliente que sozinho soma metade do seu faturamento – essa situação de risco pode empurrar o multiplicador para 1 e meio, ou menos. Se a sua empresa tem custos fixos reduzidos, poucos ativos e poucos rendimentos retidos, a técnica do multiplicador de vendas pode ser apropriada.

Leia mais:   Como uma consultoria empresarial pode ser essencial para a sua empresa?

Quanto à avaliação baseada no fluxo de caixa ou nos lucros, ainda que haja algumas diferenças entre fluxo de caixa e rendimentos, a filosofia é a mesma e não entraremos em excessiva minúcia aqui. O preço é baseado na capacidade da empresa de gerar um lucro (o qual pode ser definido de diferentes maneiras) ou fluxo de caixa (vendas menos despesas) consistente. O vendedor então projeta essa previsão de dinheiro por um período de cinco anos ou mais para calcular o valor do negócio. Muitas vezes, o desconto de rendimentos futuros é utilizado, o qual leva em conta o valor cronológico dos fundos – dinheiro recebido no ano cinco é descontado com base em taxas projetadas de juros.

Fatores positivos e negativos

ID-100176218Entre os fatore positivos (que elevam os multiplicadores) podemos incluir: produtos exclusivos, com uma forte marca e/ou patente; uma base diversificada de consumidores, onde nenhum cliente individual monopolize mais de 10% do faturamento; uma forte equipe gestora, com poucos elementos-chave; competidores fracos e uma saudável fatia de mercado nas mãos da sua empresa; seus produtos encontram-se no estágio inicial de seu ciclo de vida; produtos diversificados, onde nenhum produto representa mais que 15-20% das vendas; a empresa é capaz de obter alguma medida de crescimento com suas atuais instalações e equipamento; ausência de pendências legais ou governamentais; índices financeiros próximos ou acima da média da sua indústria.

Leia mais:   Motivos pelos quais empreendedores evitam fazer um plano de negócios

Entre os fatores negativos (que reduzem os multiplicadores) podemos citar: produtos que não passam de cópias dos competidores; um único ou alguns poucos clientes representam mais de 25-30% do faturamento; competidores fortes, bem como uma fatia de mercado fraca ou em declínio para a sua empresa; produtos que estejam se aproximando do final de seu ciclo de vida; um único produto representa mais de 20% de suas vendas; necessidade de investimentos importantes em instalação e equipamentos; presença de pendências legais ou governamentais; índices financeiros abaixo da média da sua indústria.

É necessário aqui destacar um ponto importantíssimo em relação aos fatores listados acima: se a sua empresa apresenta um, ou mesmo alguns, dos fatores negativos, você é um empreendedor típico! Não existe negócio perfeito, mas os compradores potenciais explorarão esses fatores para tentarem baixar o preço.

Você precisa elaborar um plano para convencer os compradores de que esses fatores negativos podem ser superados.

Que tal responder um questionário rápido e receber um orçamento desse plano, sem compromisso?

Clique aqui para saber o valor da sua empresa

Avaliando a empresa com base em seus ativos

curso de controle financeiroFinalmente, ao vender uma empresa com base em seus ativos, precisamos ter em mente que muitos negócios não são vendidos sob condições ideais. O que fazer se não houver lucros ou fluxo de caixa? E se o proprietário houver falecido subitamente, e houver um alto risco financeiro para um novo dono assumir? Nesses casos, os ativos podem ser usados para avaliar-se um negócio. O valor dos ativos tangíveis geralmente estabelece um piso de venda para o negócio. Ativos intangíveis podem valer dinheiro também – boa vontade, listas de clientes, marcas registradas, patentes, arrendamentos, concessões e contratos são todos ativos intangíveis que podem ser agregados ao preço. Muitos compradores reclamam por pagarem “uma fortuna” por bens intangíveis, mas para o vendedor vale a pena avaliar cada um deles pelo seu valor individual.

Leia mais:   Política de Satisfação do Cliente: quais são os limites?

A contratação de um avaliador é sempre uma boa ideia quando o preço de um negócio for basear-se em grande parte em seus ativos, e não em seu fluxo de caixa.

Ficou em dúvida? Responda algumas perguntas em nosso orçamento online e receba em até 48 horas uma proposta, sem compromisso!

Clique aqui para saber o valor da sua empresa

 

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?