Quero Consultoria

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Sumário executivo: a parte mais importante do seu plano de negócios

O sumário executivo é muitas vezes considerado a seção mais importante de um plano de negócio. Ao resumir todo o plano, ele é uma eficiente forma de entender o todo em minutos ou mesmo segundos. E se você busca financiamento ou investidores, o sumário executivo será ainda a sua primeira oportunidade de capturar a atenção de um gerente ou potencial investidor.

O que é um sumário executivo?

O sumário executivo é a primeira parte de um plano de negócio que resume o mesmo em poucos e objetivos itens. Sua função é informar com rapidez os itens básicos de um novo negócio e despertar o interesse do leitor em seguir adiante na leitura. Assim, deve ser simples e objetivo, além de destacar os pontos fortes do novo negócio. E sendo uma apresentação resumo, recomenda-se que seja a última parte a  ser escrita.

O que deve conter um sumário executivo?

Existem planos de negócio de empreendimentos totalmente novos e os de expansão de empresas já existentes. Aqui consideraremos dois casos, sendo os itens mais comuns:

Missão da Empresa

Experimente definir em algumas poucas frases o que é ou será a empresa. E agregue opcionalmente a visão e os valores. Veja neste link uma ferramenta que pode ser útil.

Informação Empresarial

Coloque os principais dados cadastrais da empresa e sócios. Depois um resumo do que faz e quanto faz, ou que fará.

Seus Produtos – Bens e Serviços

Descreva resumidamente os produtos oferecidos e a serem oferecidos ao mercado pela empresa.

Público Alvo – Mercado

Diga para quem venderá e o tamanho deste público.

Destaques de Crescimento

No caso de um negócio em cursos, descreva os aspectos positivos, seja com os resultados obtidos, seja com as boas expectativas. E no caso de um novo negócio, foque as expectativas. Em ambos os casos, dê os principais números de mercado que fundamentam as expectativas. Lembrando que gráficos e planilhas podem ser úteis nessa seção.

Informações Financeiras

Resuma o investimento necessário: em que investirá e quanto de recursos. E descreva a expectativa de recuperação do investimento, usando uma ou mais métricas. Exemplos: payback em meses, Taxa Interna de Retorno – TIR e Fluxo de Caixa Descontado. Aqui cabe ainda quanto se quer captar de recursos especificamente junto ao investidor ou agente financeiro.

Resumo de Planos Futuros

Um plano pode e deve tratar de expansões não contempladas naquele momento, mas que são um potencial a ser explorado no futuro.

Outras Dicas

Toda a informação contida no sumário executivo deve ser apresentada de forma concisa, não devendo exceder a extensão de duas páginas. Isso por que o sumário executivo será a primeira parte do seu plano de negócios a ser vista pelo leitor, portanto cada palavra é de extrema importância. Seja econômico e direto.

Se você estiver começando seu primeiro negócio, uma startup, ela não terá tantas informações quanto uma empresa já estabelecida no mercado. Nesse caso, destaque um pouco mais seus pontos fortes e de sua eventual equipe na Informação Empresarial.

Capriche, muito, na análise de mercado antes de fazer o plano de negócio. Esse é um ponto fundamental, o mais importante. No sumário, faça um resumo brilhante, mas dentro do plano, explore esse tema em detalhes.

Qual a necessidade do mercado seu produto vai atender e com que diferenciais? Qual o tamanho deste mercado? Convença a si mesmo e a seu interlocutor de que você tem chances de sucesso no mercado em curto, médio e longo prazo.

Se o sumário executivo tende a ser a parte mais importante do seu plano de negócio, ele não é a única. Um plano bem estruturado deve desdobrar tudo que foi falado no sumário, mas ainda ai sem perder a objetividade e a síntese.

Quer saber mais sobre plano de negócio?

Por onde começar um novo negócio? Plano de Negócio ou Pesquisa de Mercado?

Quanto custa um plano de negócio?

A importância de elaborar um plano de negócio

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.