Sumário ExecutivoO sumário executivo é muitas vezes considerado a seção mais importante de um plano de negócios. Nessa seção, o leitor é informado de forma sucinta da posição atual da sua empresa, onde você pretende conduzi-la, e as razões pelas quais a sua ideia de negócios será bem sucedida. Se você busca financiamento, o sumário executivo será ainda a sua primeira oportunidade de capturar a atenção de um potencial investidor.

O sumário executivo deve destacar os pontos fortes do seu plano geral e, portanto, deve ser a última seção que você escreverá. Porém, habitualmente, ele aparece no topo do documento contendo o seu plano de negócios.

Mas o que devemos incluir em nosso sumário executivo? Isso dependerá do estágio de maturidade em que encontra-se o seu negócio. Caso a sua empresa seja um negócio já estabelecido, há algumas informações que não devem faltar nessa seção, por exemplo:

Missão da Empresa – Experimente definir em algumas poucas frases – perfazendo o máximo de um único parágrafo – o que vem a ser o seu negócio.

Informação Empresarial – Inclua uma curta declaração contendo a data de fundação do seu negócio, o nome dos sócios fundadores e seus cargos, número de empregados e o endereço da sua sede.

Destaques de Crescimento – Ilustre-os com exemplos da ascensão da sua companhia, tais como atuações de destaque no mercado (por exemplo a companhia ampliou as suas margens de lucro e a sua fatia do mercado ano após ano desde a sua fundação). Gráficos e planilhas podem ser úteis nessa seção.

Leia mais:   Inovação: A chave para ser um líder da sua indústria

Seus Produtos e Serviços – Descreva resumidamente os produtos e/ou serviços supridos pela sua empresa.

Informação Financeira – Se você está buscando financiamento, inclua quaisquer informações relativas aos bancos e investidores com os quais você trabalha no presente momento.

Resumo de Planos Futuros – Descreva aqui os novos horizontes rumo aos quais você deseja conduzir a sua empresa.

Com exceção da declaração de Missão da Empresa, toda a informação contida no sumário executivo deve ser apresentada de forma concisa, não devendo exceder a extensão de uma única página. O sumário executivo será a primeira parte do seu plano de negócios a ser vista pelo leitor, portanto cada palavra é de extrema importância. Seja econômico e direto.

Mas se, ao contrário, você estiver justamente abrindo um novo negócio, a sua startup não terá tantas informações quanto uma empresa já estabelecida no mercado. Nesse caso, concentre-se na sua experiência e no seu currículo, e não deixe de enumerar as razões que levaram-no a explorar essa indústria em particular.

Não deixe de mostrar que você realizou uma exaustiva análise de mercado antes de propor esse plano de negócios. Inclua informações sobre a existência de uma necessidade ou de uma lacuna no mercado escolhido, e como a sua solução em especial ajudará a satisfazê-la ou preenchê-la. Convença o seu interlocutor de que você tem chances de sucesso na indústria focalizada, e então aborde os seus planos futuros.

Leia mais:   Planilha 5W2H - O que é, como fazer e quando utilizar

Como foi dito mais acima, o sumário executivo é a parte mais importante do seu plano de negócios, mas não é a única. Um plano bem estruturado deve conter ainda uma descrição detalhada da empresa, uma análise mercadológica, detalhes de sua organização e administração, a sua linha de serviços e produtos, bem como a sua estratégia de marketing e vendas.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?