Técnico x Gerente x Empreendedor: Quem você é?

Esta é uma das abordagens mais interessantes que conheço sobre perfil profissional e, por isso, adoro utilizar. Infelizmente não achei mais o primeiro texto que li, o que me impede de citar o autor.

Ao longo dos anos vi mais uma ou outra abordagem similar. Isso tudo se misturou às minhas observações do dia-a-dia, mais alguns textos meus, e não consigo mais separar o que é meu do que é de terceiros.

Só o principal e essencial, a sacada do primeiro autor: a sistematização do nosso perfil em três tipos – o técnico, o gerente e o empreendedor. É muito didático. Vamos a um resumo:

O Técnico

É o cara concreto, aquele que pega com a mão na massa. O engenheiro que projeta, o padeiro que faz o pão, o mecânico que conserta, o pedreiro que constrói. Sua realização é ver um trabalho tangível, tocável, pronto: o projeto no papel, o pão quente, o carro andando de novo, a casa pronta.

Seu desafio é fazer as coisas cada vez melhores e mais rápido. Não se importa, ou mesmo gosta, de trabalhar sozinho. Gosta de horários, mas esquece deles quando em frente de um desafio técnico.

Gosta de ir pra casa com o dever cumprido, relaxado. Pra ele, o gerente e o técnico são uns teóricos. Ele, sim, é que constrói o mundo. Sem ele, tudo não passaria de palavras.

O Gerente

Esse gosta é de ser o maestro da banda. Tem boa parte dos conhecimentos do técnico, quase sempre já foi um, mas não gosta mais de sentar e fazer. Sua realização é coordenar pessoas para que tudo saia conforme planejado. Ama a repetição, pois ela significa fazer tudo sempre igual, perfeito, se possível.

Adora cumprir horários e ir pra casa com o dever de casa cumprido, relaxado. Gosta de lidar com gente. E também acha que é ele que faz o mundo. Afinal, o que faria um bando de técnicos descoordenados?

Pior pensa do empreendedor, pessoa que de vez em quando tem grandes sacadas, mas, no dia-dia, não passa de um teórico, sonhador. Quando o empreendedor entra na empresa é pra atrapalhar, pois está sempre querendo mudar coisas que ele custou para colocar funcionado redondinhas.

O Empreendedor

É o visionário, o criador. Onde os outros veem problemas, ele vê oportunidades. Mobiliza ao seu redor os recursos necessários para concretizar uma ideia. Tem metas, planeja, lidera, persiste.

Não liga pra horários. Quase não relaxa. Sua realização pessoal é realizar coisas novas, transformar sonhos em realidade. Está sempre procurando algo novo pra fazer. Está seguro de que se não fosse ele, o mundo não evoluiria.

Quem é o mais importante?

É fácil ver que o mundo precisa de todos. E em doses equilibradas. Um empreendedor que só quer realizar novos empreendimentos pode ser péssimo para os negócios. Uma empresa precisa passar por um processo de maturação de uma nova unidade de negócios, em especial começar a dar lucros sólidos e consistentes.

São esses lucros que irão pagar o investimento feito e gerar recursos para o próximo. É comum empresários que mal concretizaram uma ideia partirem para outra, mesmo que isso signifique desfocar a equipe e comprometer o caixa. É quando o desejo de um prazer pessoal supera a racionalidade. Quantas empresas já vi em dificuldades por este motivo…

técnicoOutro exemplo. A maior parte das empresas nasce quando uma pessoa adquire um boa qualificação e possui perfil empreendedor.

Segura pelo conhecimento adquirido e com a força interna do empreendedor, ela se arrisca, abre uma empresa. Aí ela tem que sobreviver ao primeiro ciclo de morte, que pega as empresas que nasceram sem pesquisa, plano de negócio e o montante adequado de recursos.

Superada esta fase, a tendência é dos negócios prosperarem. Aí vem a segunda rodada de mortalidade. A empresa tem mais funcionários, fornecedores e clientes.

E mais burocracia pra cumprir. Nascem o escritório e novos custos fixos. E o dono? Sai da produção e vai pra administração. A empresa, ao mesmo tempo, perde um excelente técnico e ganha um mal gerente. Não por não saber gerenciar, mas por não gostar.

Por ser inconstante. Empreendedores raramente gostam das funções de gerente. Se sentem mais à vontade na produção ou na criação de novos projetos. Odeiam a repetição, a burocracia.

E os outros perfis? Da mesma forma é ruim um gerente radical, pois tenderá a ser avesso a mudanças, boicotando novas iniciativas, não importa de onde venham. Prejudica, assim, melhorias de produtividade e de competitividade, que podem culminar em uma falência.

Assim como é ruim um técnico radical, que evita trabalhar em equipe, desenvolver ideias em conjunto, adotar técnicas desenvolvidas por terceiros. Igualmente prejudica a produtividade e competitividade. Além do clima organizacional.

E quem você é?

Certamente uma mistura destas três características. Ninguém é só uma delas, mas quase sempre tem uma delas mais aflorada. O importante é se conhecer e lidar melhor com essas características.

Quem quiser se aprofundar no tema comportamento empreendedor não pode deixar de ler este artigo:

Plano Estratégico Empresarial x Comportamento Empreendedor x Sucesso

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro
Consultoria online: você ainda vai utilizar uma

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!