A tecnologia a favor da consultoria online.Várias tecnologias podem ser usadas para facilitar a consultoria online. Na maioria dos casos, são utilizadas combinações dessas técnicas, como blogs, softwares colaborativos, ePortfolios e conferências virtuais.

O rádio tem estado por aí já há um longo tempo, e tem sido usado para fins educacionais. Tecnologias mais recentes têm permitido a instrutores transmitir áudio ao vivo pela Internet. Há também webcasts e podcasts disponíveis para download na Internet, tanto para instrutores quanto para treinandos. Por exemplo, o iTunes tem disponibilidade de vários podcasts cujo download pode ser feito gratuitamente.

Vídeos permitem que os instrutores cheguem até os treinandos que sejam aprendizes visuais e ostentem uma tendência de aprender melhor olhando para o material, em vez de ouvir ou ler sobre o assunto. Videoclips podem ser acessados pela Internet, em lugar de depender de DVDs ou fitas de VHS. Websites como o YouTube são utilizados por muitos treinadores. Treinadores podem ainda usar programas de messaging tais como Skype, Adobe Connect ou webcams, para interagir com palestrantes convidados e outros especialistas. Videogames interativos estão sendo integrados no currículo tanto do ensino primário quanto dos níveis superiores.

A pesquisa sobre o uso de vídeo em lições ainda encontra-se em um estágio preliminar, mas os resultados iniciais mostram uma crescente retenção e resultados melhores quando vídeo é utilizado em uma lição. A criação de um desenvolvimento sistemático através de vídeo promete o surgimento de modelos de vídeo capazes de causar um impacto positivo sobre o aprendizado dos treinandos.

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Computadores e tablets permitem que treinandos e treinadores acessem websites e outros programas, tais como Microsoft Word, PowerPoint, arquivos PDF, além de imagens. Um projeto piloto na Turquia está colocando um tablet nas mãos de todo estudante do 5º ao 12º período, além de “quadros-brancos” interativos em toda sala de aula.

Blogs permitem que treinandos e treinadores publiquem seus pensamentos, idéias e comentários em um website. Blogs permitem que treinandos e treinadores compartilhem seus pensamentos e comentários sobre os pensamentos de terceiros, algo capaz de criar um ambiente interativo de aprendizado.

O desenvolvimento de webcams e webcasting tem facilitado a criação de salas de aula virtuais e de ambientes de aprendizado virtual. Salas de aula virtuais suportadas por tais tecnologias estão se tornando cada vez mais populares, especialmente por contribuir como uma excelente solução para o problema de despesas de locomoção. Salas de aula virtuais baseadas em tais tecnologias também trazem o benefício adicional de serem fáceis de implantar.

“Quadros brancos” interativos, cujo uso é similar aos “smartboards,” permitem que treinadores e treinandos escrevam através de toques na tela, tornando o aprendizado interativo e instigante.

O “screencasting” é uma recente tendência do treinamento online. Há muitas ferramentas de screencasting disponíveis que permitem aos usuários compartilhar as telas diretamente do seu browser, e disponibilizar o vídeo online para que outros possam visualizá-lo diretamente. A vantagem de tais ferramentas é capacitar o apresentador a mostrar as suas idéias e fluxos de pensamentos em lugar de simplesmente explicá-los, o que é potencialmente mais confuso quando transmitido através de simples instruções escritas. Com a combinação de vídeo e áudio, o especialista pode simular a interação face-a-face da sala de aula, e despachar instruções claras e completas. Do ponto de vista do treinando isso oferece a possibilidade de pausar e rebobinar, dando-lhes a oportunidade de moverem-se em seu próprio ritmo, algo que nem sempre é possível em uma sala de aula tradicional.

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Ambientes de Aprendizado Virtual (VLE), também conhecidos como plataformas de aprendizado, utilizam salas de aula e conferências vituais que frequentemente empregam um mix de tecnologias da comunicação. Um exemplo de software de web conferências que permite a comunicação entre treinandos e treinadores virtuais com o uso de webcam, microfone e webchat em tempo real em uma estratégia de grupo, são GoToTraining, WebEx Training ou Adobe Connect, os quais são às vezes usados para reuniões e apresentações. Os participantes de uma conferência virtual podem erguer a mão, responder a enquetes ou realizar exames. Treinandos podem “escrever no quadro” e até mesmo compartilhar o seu desktop, quando autorizados pelo treinador. Outras tecnologias de comunicação disponíveis no treinamento virtual incluem notas de textos, direitos de microfone e controle do mouse.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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