Terceirização em pequenas empresas: 6 vantagens e desvantagensEmbora seja muito discutida e cada vez mais utilizada, a terceirização em pequenas empresas é um processo que deve ser analisado com muito cuidado. Um erro ao decidir sobre terceirizar ou não pode colocar em risco a continuidade dos pequenos e médios negócios.

Por isso, para facilitar a compreensão sobre o assunto, nesse artigo você vai conhecer 6 vantagens e desvantagens. Veja mais:

As vantagens da terceirização

Empresas que decidem terceirizar algumas de suas atividades normalmente estão em busca de mais produtividade e de resultados melhores como um todo. Esse processo traz benefícios, tais como:

1. Aumenta a eficiência

Quando a empresa terceiriza uma função ela conta com uma equipe com disponibilidade contínua, além de normalmente haver uma estrutura mais adequada. Os funcionários terceirizados também são especificamente treinados para a função, o que significa que realizam o trabalho em menos tempo e com mais eficiência.

2. Favorece o atendimento às demandas

Seus clientes podem ter demandas específicas e desafiadoras. Se a sua empresa estiver focada em atividades secundárias haverá menos atenção ao que é realmente importante.

Com a terceirização, o atendimento a essas demandas fica mais fácil porque a empresa pode manter e aumentar o foco em sua atividade-fim.

3. Otimiza a utilização de recursos

Outra questão a ser considerada é que a terceirização otimiza a utilização de recursos como um todo. Tanto o dinheiro quanto o tempo produtivo são aperfeiçoados com uma equipe exclusivamente dedicada a prestar determinado tipo de serviço para o negócio.

Leia mais:   Toda empresa precisa de um plano de sucessão

Graças a essa questão, a empresa pode empreender mais esforços naquilo que é realmente relevante para os clientes.

As desvantagens da terceirização

Apesar disso, a terceirização traz alguns desafios e desvantagens que não podem ser desconsiderados em uma decisão. Dentre eles, estão:

4. Diminui o controle sobre processos

Ao terceirizar atividades, a empresa está delegando responsabilidades e tarefas. Embora isso tire uma carga da gestão, essa decisão também traz uma dificuldade em gerenciar serviços.

Sem total controle sobre os processos, a empresa pode ter dificuldades em garantir que o padrão de qualidade desejado seja especificamente atingido.

5. A segurança da informação pode ser afetada

Dependendo da empresa e do tipo de atividade a ser terceirizada, essa delegação de tarefas pode comprometer a segurança da informação. Dados muito sensíveis para a empresa ficam relativamente expostos a uma segunda empresa e isso pode causar prejuízos, inclusive competitivos.

Esse problema é praticamente resolvido em sua totalidade com um contrato de confidencialidade, mas ainda assim a empresa precisa levar isso em consideração.

6. Exige extenso planejamento prévio

Se um processo seletivo de colaboradores já exige planejamento, a terceirização exige ainda mais preparação. É preciso conhecer a qualidade da empresa a ser contratada e calcular muito bem os custos e impactos dessa atitude. Com isso, não é uma decisão a ser tomada caso a empresa necessite de uma solução rápida.

Leia mais:   Como saber o momento certo para uma atualização tecnológica da sua empresa?

Afinal, terceirizar ou não?

Antes mesmo de pensar na terceirização em pequenas empresas, é relevante considerar a importância de orientar profissionais capacitados. Especialmente em pequenos e médios negócios, é fundamental ter uma boa base de capital humano, já que isso define a qualidade dos processos e, portanto, o sucesso da empresa.

A terceirização só deve ser escolhida se seus benefícios forem muito impactantes para a empresa. Do contrário, o negócio pode optar pela contratação de uma consultoria e ganhar a tão desejada eficiência.

Ao conhecer as vantagens e desvantagens da terceirização em pequenas empresas ficará mais fácil compreender se essa é ou não a melhor opção para o negócio.

Está em busca de melhorias em seu empreendimento? Então aproveite para saber como otimizar os processos da sua empresa.

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?