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O que é e quais são os tipos de pesquisa de mercado?

O que é Pesquisa de Mercado?

Pesquisa de Mercado é um esforço organizado, destinado a juntar informações sobre mercados. Mas, também, sobre consumidores específicos. Certamente é um dos componentes mais importante de uma estratégia de negócios.

O termo é muitas vezes confundido com pesquisa de marketing. Porém, os especialistas gostam de estabelecer uma distinção entre os dois. Segundo eles, a pesquisa de marketing preocupa-se especificamente com processos de marketing. Enquanto isso, a pesquisa de mercado preocupa-se especificamente com mercados.

A pesquisa de mercado é um fator-chave na manutenção da competitividade diante dos seus concorrentes. Dessa forma, a pesquisa de mercado supre informações importantes para a identificação e análise das necessidades do mercado. Bem como do tamanho do mercado e da concorrência.

Como funciona uma Pesquisa de Mercado?

A pesquisa de mercado, que inclui pesquisas sociais e de opinião, é a coleta sistemática e a interpretação de informações a respeito de indivíduos ou de organizações, utilizando métodos e técnicas estatísticos e analíticos das ciências sociais aplicadas, com o objetivo de adquirir conhecimentos ou de subsidiar a tomada de decisões.

A pesquisa de mercado começou a ser conceitualizada e colocada em prática formal durante os anos 20, como uma das consequências do boom de propaganda da Era de Ouro do rádio nos Estados Unidos. Os anunciantes começaram a compreender o significado demográfico revelado pelo patrocínio de diferentes programas de rádio.

A pesquisa de mercado serve para descobrir o que as pessoas querem, necessitam, ou acreditam. Ela pode também servir para saber como as pessoas se comportam. Uma vez completada a pesquisa, ela pode ser usada para determinar a melhor maneira de oferecer o seu produto. Muitos acreditam que a pesquisa de mercado é a quintessência do marketing.

infográfico pesquisa de mercado

Quais são os tipos de Pesquisa de Mercado?

Há dois tipos principais de pesquisa de mercado. A pesquisa primária (subdividida em pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa) e a pesquisa secundária. Ao iniciar-se um novo negócio, há alguns pontos importantes a serem observados.

Através da informação de mercado, pode-se saber os preços de diferentes commodities no mercado, bem como a situação da oferta e da demanda. Os pesquisadores de mercado possuem um papel mais amplo do que reconhecido anteriormente, ao ajudarem os seus clientes a compreender aspectos sociais, técnicos, e até mesmo legais dos mercados.

A segmentação do mercado é a divisão do mercado ou da população em subgrupos com motivações similares. Ela é amplamente usada para delinearem-se diferenças geográficas, diferenças de personalidade, diferenças demográficas, diferenças tecnográficas, diferenças em uso de produtos, diferenças psicográficas, e diferenças entre os sexos.

O que é Tendência de Mercado?

Tendências de mercado são os movimentos de ascensão e decadência de um mercado, durante um certo período de tempo. Determinar o tamanho do mercado pode ser mais difícil quando se está lançando um produto inovador. Nesse caso, durante a Pesquisa de mercado você precisará projetar os números a partir dos consumidores potenciais, ou dos segmentos de consumidores.

Em muitos casos é desejável a produção de uma análise escrita dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças a um negócio. Esse levantamento é oportuno não apenas durante o estágio de criação da empresa, mas pode também ser usado durante toda a vida da organização. Esse estudo pode ainda ser feito em função da concorrência, para melhor desenvolver os mixes de marketing e de produtos.

Além de informações a respeito do mercado específico, precisamos ainda de informações sobre os concorrentes, consumidores, produtos etc. Por fim, é também necessário medir-se a efetividade do marketing para uma Pesquisa de Mercado eficiente. Entre as diversas técnicas podemos citar a análise do consumidor, modelagem de escolha, análise da concorrência, análise de risco, pesquisa de produto, modelagem do mix de marketing etc.

Continue a leitura para entender melhor a Importância da Pesquisa de Mercado. Clique aqui.

 

Marco Fernandes

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