plano estratégico empresarialÉ difícil realizar qualquer coisa sem algum tipo de plano. Se você estiver dirigindo uma equipe esportiva, preparando uma ceia de Natal, ou administrando um pequeno negócio, você precisa de um plano estratégico.

Um plano estratégico observa todas as coisas que o seu pequeno negócio é capaz de realizar, reduzindo-as àquelas nas quais você é realmente muito bom. Um plano estratégico também auxilia um líder empresarial a determinar onde ele irá gastar o seu tempo, o seu capital humano e o seu dinheiro.

Mas como deve uma pequena empresa abordar a questão do planejamento estratégico? Existem centenas de livros de administração dedicados a esse tópico. O desenvolvimento de um plano estratégico empresarial pode parecer um processo intimidador, mas se você dividi-lo em etapas, ele torna-se algo mais fácil de se lidar.

Qual a situação atual do seu negócio?

O primeiro passo é determinar a sua situação atual. Isso não é tão fácil quanto parece, por que algumas pessoas têm a tendência de verem-se como elas gostariam de ser, e não como os outros as vêem na realidade. Muitos proprietários de pequenos negócios são vítimas desse mesmo equívoco.

Para vislumbrar um quadro realista da posição do seu negócio, conduza pesquisas internas e externas para obter uma compreensão clara do mercado, do ambiente da concorrência, e da competência da sua organização. Uma vez mais, é bom destacar que a real competência da sua empresa pode ser diferente da sua percepção pessoal.

Leia mais:   Afinal... Quanto vale a minha empresa?

O que realmente importa no seu negócio?

A seguir, identifique tudo aquilo que é realmente importante na sua área de negócios. Tente determinar aonde você deseja conduzir a sua organização ao longo do tempo. Isso apontará para a direção tomada pela sua empresa a longo prazo, além de definir claramente a missão (mercados, clientes, produtos, etc.) e a visão (uma definição conceitual de qual deverá – ou poderá – ser o futuro da sua companhia).

Baixe agora o nosso eBook!

Com base nesses parâmetros, você será capaz de determinar as questões prioritárias – aquelas questões cuja importância para a saúde geral do empreendimento é tão grande, que irão requerer uma atenção plena e imediata de toda a equipe administrativa. O foco do seu plano estratégico empresarial deverá concentrar-se sobre essas questões.

Definindo metas

Feito isso, você deverá definir as suas metas. Defina os objetivos esperados, que afirmem de uma forma clara o que a sua empresa deverá realizar no sentido de atender às suas questões prioritárias.

Você deverá ainda definir a sua cadeia de responsabilidades, rodeando-se de pessoas que irão auxiliá-lo a mover-se rumo ao ponto no futuro que você estabeleceu anteriormente. As estratégias, planos de ação e orçamentos são alguns dos muitos passos de um processo destinado a comunicar efetivamente como você irá alocar o seu tempo, o seu capital humano e o seu dinheiro para investir nas questões prioritárias, a fim de atingir as metas que você próprio estipulou.

Leia mais:   O mito do trabalho duro x trabalho inteligente

Finalmente, tenha sempre em mente que um plano estratégico empresarial precisa ser revisto continuamente. Não existe um plano estratégico empresarial acabado, rígido, imutável. Para garantir o desempenho esperado, você precisará executar revisões com regularidade cronológica para proceder a correções de curso, quando necessárias. Os intervalos podem variar, mas uma revisão trimestral atende à maioria das pequenas empresas.

Um plano estratégico empresarial é uma coisa muito útil. Ele poderá ajudá-lo a empurrar o seu pequeno negócio rumo a posições com as quais você nunca sonhou. Caso ainda não o tenha feito, reserve alguns minutos do seu tempo para configurar um plano estratégico ainda hoje. Com ele, você não perde de vista o futuro que deseja para o seu negócio, e avança nessa direção por uma linha mais direta – sem rodeios inúteis.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?