Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: O Sucesso das Organizações

O que é o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Em um ambiente empresarial, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é um processo que tem por objetivo tornar as pessoas mais informadas, com melhores habilidades técnicas e comportamentais e mais criativas e inovadoras, tudo com foco no aumento da produtividade, aumento dos lucros  e melhoria do clima organizacional.

Equipes mais qualificadas tornam as empresas mais competitivas, ou seja, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma fonte de lucratividade ao fazer com que as pessoas contribuam efetivamente para melhorar os resultados do negócio.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, empresa, clientes e fornecedores e é por isso que as organizações têm se empenhado em treinar suas equipes de forma continuada, em especial por estarmos em um mundo de negócios em permanente mudança.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas deve ser um processo contínuo de repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades e deve seguir algumas lógicas.

O Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e o Planejamento Estratégico

A linha mestra de um treinamento e desenvolvimento de pessoas começa nos propósitos e metas das empresas, passa pelos processos de trabalhos e termina na mensuração dos resultados alcançados, ou seja, as pessoas precisam ser alinhas aos propósitos da empresa, conhecer e entender suas metas, executar da forma mais eficiente e eficaz suas funções e, como consequência, contribuir para que as metas sejam alcançadas.

É por isso que existe uma proximidade muito grande entre treinamento e desenvolvimento de pessoas  e o Planejamento Estratégico Empresarial.

É durante o planejamento que todos esses itens são abordados e em sua faze inicial, o diagnóstico, é que as necessidades de treinamento e desenvolvimento de pessoas são identificadas, ou seja, o programa de treinamento é feito nesta hora.

Alguns programas de treinamento possuem o objetivo de transmitir informações ao funcionário sobre a organização, suas políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, produtos, serviços, clientes e concorrentes.

treinamento e desenvolvimentoJá outros estão concentrados em desenvolver as habilidades específicas para o trabalho. Existem ainda treinamentos e desenvolvimento de pessoas que visam conceitos para elevar o nível de abstração delas para que possam pensar e agir em termos mais amplos.

Frisando bem, para obter bons resultados, todas pessoas de uma equipe devem ter os mesmos objetivos e estarem engajados em trabalhar juntas, não bastando somente alguns estarem envolvidos. Agora é hora de pensar então na próxima questão:

Como fazer o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Muitas organizações de médio e grande porte possuem equipes dedicadas a treinamento e outras possuem rotinas de treinamento utilizado pessoas mais qualificadas da própria equipe, sendo o mais comum, no entanto, a contratação de profissionais externos. As razões para isso são muitas, pois de forma geral:

  • O leque de informações e práticas que podem ser necessários em um treinamento é enorme, sendo impossível qualquer organização ter pessoas na equipe com todos esses conhecimentos.
  • Especialistas possuem mais experiência por vivenciarem situações diversas todos os dias, além de estarem permanentemente atualizados.
  • Pessoas de fora são imparciais, críticas e não estão envolvidas no dia a dia das empresas, garantindo que os treinamentos sejam concluídos e com qualidade.

Tudo isso é mais evidente ainda para as micro e pequenas empresas e se este é o seu caso, nossa sugestão é que avalie esse artigo:

Como Fazer um bom Planejamento Estratégico

Esse artigo não tem foco em treinamento e desenvolvimento de pessoas, mas vai te fazer identificar se sua empresa precisa disso. Tente, no diagnóstico, listar tudo aquilo que sua equipe precisa ser desenvolvida e quanto vale a pena investir nela.

O investimento trará vantagens para a empresa e funcionário se forem bem planejados e depois seus resultados, medidos e avaliados, comprovarem o retorno.

As empresas que não avaliam os resultados dos treinamentos em geral perdem dinheiro por investir tempo e dinheiro em treinamentos desnecessários ou ruins.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas tem que ser visto, sempre, como um investimento, não uma despesa. O planejamento deve considerar que retorno trará, ainda que não seja financeiro. A melhoria de clima organizacional já é motivo suficiente.

Sucesso.

Conheça também:

Como saber se minha empresa está dando lucro?

Entrada e saída de caixa: você está fazendo isto certo?

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!