Um Estudo Sobre Cargos e Salários nas Empresas de Sociedade

Resenha da Monografia sobre cargos e salários nas empresas de sociedade, apresentada ao Curso de Bacharelado em Administração na Universidade federal do Piauí – UFPI, em cumprimento parcial das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Administração, pelo autor, Jôde Vecturíne Vieira De Araújo Castro, no ano de 2011.

Esta resenha possui o objetivo de descobrir qual a percepção dos funcionários em relação à política de cargos e salários utilizada nas empresas societárias.

Objetivando uma melhoria no ambiente de trabalho através de uma pesquisa feita com funcionários, a qual identifica qual grau de satisfação e motivação com relação ao salário pago aos funcionários.

Contextualização

Toda organização é composta por pessoas e delas necessita, assim como as empresas, cada individuo tem suas características particulares, sendo importante que haja conhecimento sobre os seus níveis de motivação e satisfação.

Estas características influenciarem diretamente na sua produtividade, assim como do clima predominante no ambiente de trabalho.

A concorrência no mercado atual e globalizado obriga as empresas a desenvolverem novas formas de administrar seu negócio e seus colaboradores para que eles tenham uma posição em destaque.

Através de novos métodos de trabalho e a valorização do capital humano exigem tecnologias de gestão mais adequadas para a obtenção dos resultados desejados.

Buscam aumentar a produção, porém investem o mínimo necessário naqueles que geram, com o seu trabalho, maior produtividade, provocando certa desmotivação por parte dos mesmos.

Segundo FRANÇA.2010, remuneração pode ser dividida da seguinte forma:

Remuneração básica: geralmente é fixa, sendo determinada com base no cargo, nas habilidades requeridas ou nas competências exigidas e entregues pela pessoa;

Remuneração por senioridade: é a remuneração recebida em função do tempo de experiência ou do tempo de dedicação à empresa. Normalmente aparece sob a forma de adicional percentual ao salário. É criticada por não estimular o desenvolvimento da pessoa;

Remuneração por performance: procura premiar os resultados alcançados. Normalmente é variável, estando vinculada a metas de resultado individual, por equipe e / ou por negócio / empresa;

Remuneração indireta: os benefícios.

Algumas empresas fogem um pouco dos sistemas tradicionais de remuneração baseados em descrições de atividade e responsabilidades e acabam utilizando a remuneração baseada no critério do tempo de serviço. As intensas transformações que as empresas vêm sofrendo exigem novos sistemas de remuneração.

cargos e saláriosDe acordo com Paschoal (2007, p. 9) as pessoas costumam dizer que “não trabalham por esporte” e, por mais imediatista que seja essa afirmação, ela mostra que, tanto na nossa cultura como no sistema de relações econômicas, o salário seja talvez mais importante nas decisões das pessoas do que outros fatores.

Alguns empresários estão começando a despertar para a necessidade de implementar mudanças profundas na maneira pela qual as pessoas são administradas.

Apesar de uma evolução ainda muito tímida da remuneração por resultados, empresas de sucesso têm investido cada vez mais em formas de remuneração, por entenderem que contribuem para garantir o seu diferencial competitivo.

A importância do salário

Segundo Paschoal (2007) a importância do salário é analisada sob dois pontos de vista: o do empregado e o da organização. Para o empregado significa retribuição, sustento, padrão de vida, reconhecimento. Para a organização representa custo e fator influenciador do clima organizacional e da produtividade.

Entende-se que o salário não é o único condicionante do comportamento das pessoas no trabalho. “Outros fatores estão presentes e o salário deve ser analisado nesse contexto para que não tendamos a tratar como salário questões não salariais ou, pelo menos, não exclusivamente salariais.” (PASCHOAL, 2007p.6)

Toda e qualquer empresa para ser ou tornar-se visível não são necessários somente à estrutura da empresa, ótimos preços, ou os produtos oferecidos, mais principalmente a ótima e correta administração dos colaboradores internos, onde na era da informação não são mais considerados como simples funcionários e sim como colaboradores que juntos proporcionam o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Contudo, é preciso dar destaque especial aos colaboradores e preocupar-se com suas necessidades, proporcionando alternativas e oferecendo oportunidade para o crescimento.

Saber selecionar a equipe de forma sistemática e organiza-la de acordo com a personalidade de cada colaborador para desempenhar as tarefas que lhes são dadas, fará com que trabalhem motivados e reconhecidos em seu trabalho, pois em alguns casos o colaborador tem a mesma função que outro colega de trabalho, mas com remunerações diferentes, como a empresa na maioria das vezes não visualiza este caso, o mesmo desenvolverá sua tarefa de forma menos produtiva, do que se estivesse com remuneração semelhante.

Conclusão

Com isso torna-se necessário à implantação de um plano de cargos, salários e carreira, que valorizará as tarefas e aumentará o desempenho dos colaboradores que se sentirão reconhecidos e motivados, consequentemente terá alterações de cargos no qual a empresa terá que disponibilizar treinamentos para exercer novas funções, porém deve-se observar as qualidades próprias de cada indivíduo para que não desempenhem funções que não se identificam.

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!