6 estratégias para aumentar as vendas de sua empresa!No próximo dia 30 liquidamos metade do ano. É isso aí. O tempo voa. Que tal parar um pouco e repassar os planos para 2011? Se pensarmos que o segundo semestre é sempre o mais dinâmico na economia, mesmo quem não está em dia tem chances de recuperar o tempo perdido.

O problema é que a maioria das pequenas empresas não tem metas claras e definidas. Muito menos planos de como alcançá-las. Quando muito, possuem desejos vagos apenas na cabeça dos sócios. Isso vai incluir a maioria de vocês, meus amigos. E também seus planos pessoais.

É fundamental ter metas e planos? Claro que não. Muitas empresas evoluem sem elas, embaladas pelo dia-a-dia. Mas olhando para todo o bolo, amparados em estatísticas confiáveis, vemos que dentre as características mais presentes nos empreendedores que alcançam melhores resultados estão os hábitos de estabelecer metas e planejá-las. E depois, a persistência na execução. Eu considero estas três características, de longe, as mais importantes.

Lembre-se que metas não passam necessariamente por crescer. Pelo contrário, podem ser ter mais tempo para cuidar de si e da família. Ou consolidar posições alcançadas em um ano anterior. Tudo isso exige foco e esforço.

Assim, seja para repassar, seja para fazer um plano inexistente, dedique-se um pouco ao planejamento. E comece pelas metas. Garanta que elas sejam claras, objetivas, traduzidas em números: o que, quanto e quando. E depois planeje, decompondo cada meta em um plano de ação, também simples e objetivo: quanto vai custar e quem vai fazer. A maior parte dos planos de desenvolvimento da empresa que fazemos não chega a três laudas antes de serem decompostos. E eles cobrem todas as áreas da empresa. Ou seja, faça simples. O difícil é fazer bem feito e simples.

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E não enrole. Comece agora. Pelo menos agende uma hora para dedicar-se aos seus planos. Não há quem se arrependa de fazê-los.

Abraços,

Flávio Barcellos
Consultor Empresarial

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