O que fazer quando se vende bem, mas lucra pouco?

Se alguém visita a sua empresa, depara-se com uma atividade febril, você parece estar operando no limite da sua capacidade, os pedidos chegam com aparente regularidade, não faltam clientes, e vão dizer – aí está um empreendedor bem sucedido, mas a verdade é que a empresa lucra pouco.

Acontece que, mesmo vendendo bem, essas boas vendas não são refletidas nos seus balanços, e ao fim de cada mês, você acaba concluindo que não está lucrando tanto quanto deveria.

A situação descrita acima é típica de um empreendimento que tem tudo para dar certo, mas até corre o risco de fracassar, por conta de um planejamento falho, ou mesmo pela ausência de qualquer plano que seja.

Empresas sem planejamento podem até sobreviver, e você até pode virar-se sem uma estratégia de negócios por um período considerável de tempo. Você pode mesmo permanecer no mercado pelo resto da vida.

vendo bem mas lucro poucoMas se além de meramente “sobreviver no mercado”, você deseja ser de fato bem sucedido, você não pode se dar o luxo de ir em frente sem um planejamento estratégico.

Em um plano desse tipo, você propõe o quanto espera crescer ao longo de um determinado período de tempo, identifica os recursos que precisará alocar para essa investida, estabelece as metas concretas que pretende cumprir no período proposto, e desenvolve estratégias destinadas ao atingimento dessas metas em prazos mínimos.

Um plano estratégico nunca será completo sem avaliações periódicas, onde você determinará se as metas foram ou não cumpridas, e tomará novas decisões estratégicas com base nessa avaliação.

As metas podem ter sido superadas, sugerindo que você possa acelerar o ritmo na etapa seguinte. Ou você pode ter ficado aquém das suas metas, apontando para a necessidade de voltar a empunhar o lápis e efetuar correções no seu plano de voo.

Para ser bom de verdade e trazer os resultados esperados, um plano estratégico precisa ser simples e objetivo.

Planejadores inexperientes, de forma geral, têm dificuldade em obter essa simplicidade, e acabam saindo-se com estratégias de operação complexa, que refletem-se em baixo rendimento, ou mesmo na ausência de resultados.

Se você nunca seguiu um plano em seus negócios, vale a pena investir no suporte de um profissional competente, para ajudá-lo a construir uma estratégia sensata, evitando os erros mais comuns que acometem os iniciantes.

Em uma etapa mais avançada, então, você mesmo poderá traçar os seus próprios planos subsequentes e (se for um bom aluno) a sua dependência de uma consultoria será menor.

FAÇA AGORA UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!