Vendo meus bens para pagar dívidas?

Quando em dificuldade financeira, alguns empreendedores vendem seus bens particulares, como imóveis e veículos, para saldar dívidas de seus empreendimentos. Outros não. Se você se encontra nessa situação ou conhece alguém que esteja, convido-o a uma breve reflexão sobre se vale a pena desfazer-se de um patrimônio ou não.

Para chegar a essa resposta é necessário, em primeiro lugar, calcular o resultado operacional de sua empresa para saber se ela está dando lucro ou prejuízo e quanto. Muitas empresas estão em dificuldade financeira, mas dão lucro operacional. O problema é terem gasto mais do que podiam e agora as dívidas estão sufocando o negócio.

Caso sua empresa seja lucrativa, mas o caixa não venha bem por erros do passado, avalie se o uso dos recursos da venda de bens solucionará esse problema. Ou seja, se eliminar determinadas dívidas colocará seu fluxo financeiro no azul de novo. Caso sim, então venda alguns bens, pague as dívidas e volte a juntar dinheiro para comprar os bens de volta. E não repita o erro de gastar mais do que o lucro da empresa.

Caso sua empresa não esteja dando lucro, não venda seus bens. Não “salgue carne podre.” Cedo ou tarde ela vai quebrar. Melhor fechá-la de forma planejada antes que você perca tudo.

Mas atenção. Você tem que ter certeza que sua empresa está dando lucro ou prejuízo operacional. Saber isso e com precisão é fundamental para uma correta decisão. E caso não esteja dando lucro, é preciso também saber se é possível reverter o quadro e quanto isso custaria. Investimentos também exigirão a venda de patrimônio.

Leia mais:   Gestão de Crise Financeira: Primeiros Passos

Enfim, preserve o patrimônio de sua família antes que seja tarde. Pagar dívidas é um saco sem fundo em toda empresa não lucrativa.

Marcelo Mourão Coutinho

Consultor Empresarial

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?