RoyhessQualquer empresa que deseje crescer e se firmar no mercado precisa realizar investimentos a fim de garantir a competitividade necessária e sua atualização constante em relação a seus concorrentes. Mesmo sabendo disso, muitos empresários têm dificuldade em investir e inovar, com receio de que não seja a atitude mais sadia no momento para a empresa. Uma métrica, entretanto, pode ser a solução para o bom planejamento e a tomada de decisão em relação aos investimentos a fazer: o ROI.

Saiba o que é ROI, como calculá-lo e veja como ele pode ajudar sua empresa!

O que é o ROI?

ROI é a sigla para Retorno Sobre Investimento e é uma das métricas mais importantes para qualquer empreendimento já que é responsável por dizer, de maneira simplificada, quão benéfico para a empresa foi determinado investimento.

Com o cálculo correto do ROI, é possível saber se uma campanha de marketing ou a aquisição de um software, por exemplo, realmente está trazendo benefícios, além de ser possível mensurá-los. De modo geral, o ROI garante que o empreendedor possa de certa maneira isolar os investimentos e ver o que realmente se mostra efetivo para a empresa e o que não.

Como calcular o ROI?

De modo geral, o ROI pode ser calculado pela diferença entre o que se ganhou e o que se investiu em relação àquilo que foi investido. Para isso, é preciso que exista uma coleta efetiva de dados para que se saibam exatamente quais foram os ganhos relacionados ao investimento.

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De maneira simplificada, a equação dessa métrica é:

ROI = (Ganhos conseguidos com o investimento – Custos do investimento)/Custos do investimento x 100%

Imagine, por exemplo, uma empresa que vende itens eletrônicos. Com a chegada de um novo produto, a empresa decidiu investir em uma ação de marketing mais efetiva ao custo de R$ 10 mil. Imagine também que foram vendidas 300 peças ao preço de R$ 110,00 graças a essa campanha específica. Já o custo de aquisição de cada peça foi de R$ 60,00. Assim, os custos totais foram de R$ 18 mil para as peças e de R$ 28 mil no total, enquanto o lucro foi de R$ 33 mil.

Com isso, o ROI será dado por:

ROI = (33.000 – 28.000)/28.000 x 100% = 18%

Como o ROI possui um valor de 18%, significa que o investimento foi benéfico para a empresa e trouxe um retorno 18% maior do que se ele não tivesse sido feito. Já se o ROI fosse negativo seria um indicativo de que o investimento trouxe apenas prejuízos para a empresa, enquanto um ROI nulo indica que não houve nenhum benefício ou prejuízo.

O ROI e a tomada de decisão para inovação

Graças aos resultados que apresenta, o ROI é um dos maiores apoiadores da tomada de decisão que um empresário pode utilizar, inclusive (e principalmente) para a inovação. Com o cálculo correto do ROI é possível identificar oportunidades de inovação e criação de novas campanhas de marketing, por exemplo. O ROI também dá um indicativo do que pode ou não funcionar para a empresa, mostrando um padrão sobre investimentos e quais foram os resultados deles obtidos.

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