estratégia de negócioVocê provavelmente ficaria surpreso com o número de empregados que pensam que informações importantes referentes a planos de negócios e estratégias não são adequadamente comunicadas a eles por proprietários e gerentes de empresas. Ainda que seja importante ter-se um plano de ação, é igualmente importante ter-se a certeza de que esse plano – e os passos necessários ao seu cumprimento – sejam compartilhados com o resto da sua equipe.

Há várias maneiras diferentes de se transmitir estratégias de negócios à sua equipe, e o processo (ou processos) escolhido por você dependerá de diversas variáveis que podem incluir: o seu método preferido de comunicação, o método preferido por seus empregados de receber informações, as dimensões do seu negócio, e se os seus empregados trabalham em um espaço físico comum, remotamente, ou uma combinação dos dois.

Na maioria das circunstâncias, você desejará convocar uma reunião ou teleconferência que inclua todos os seus empregados. Durante a reunião você irá apresentar o novo plano ou estratégia a todos, e explicar a razão pela qual ele foi escolhido.

Quebre a estratégia em partes pequenas de uma forma em que todos possam enxergar como o seu departamento (mesmo se for um departamento de uma única pessoa) está relacionado aos objetivos maiores do seu negócio. Repetir ordens fora de contexto pode causar confusão, ou dar aos empregados a impressão de que você não confia neles o suficiente para apresentar-lhes a visão estratégica maior.

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Depois da reunião inicial, sumarize a discussão em um e-mail. Você pode querer reiterar as observações feitas na reunião, bem como esclarecer perguntas ou preocupações levantadas pelos empregados durante a discussão. Mantenha simples a mensagem, usando títulos para chamar a atenção para os aspectos cruciais da estratégia, e utilizando listas gráficas para simplificar as diretivas aos empregados.

Em discussões um-a-um (ou reuniões departamentais, dependendo do número de empregados na sua empresa), identifique as maneiras específicas em que o seu plano de negócios afetará a equipe, e indique como as suas tarefas diárias serão essenciais para auxiliar a empresa a atingir os seus objetivos. Dê a seus empregados a chance de identificar as suas preocupações e de fazer sugestões de como serão capazes de fazer maiores contribuições.

Em uma periodicidade mensal ou semanal, utilize um blog interno da sua intranet para publicar lembretes estratégicos e destacar os sucessos dos seus empregados e do negócio como um todo.

Toda vez que a estratégia de negócios mudar, fale sobre isso. Em alguns negócios, a necessidade de se efetuarem mudanças é percebida como uma prova de fracasso ou evidência de uma ruptura em algum ponto do sistema. Na realidade, essas mudanças geralmente são um indício de que o seu negócio é flexível o bastante para adaptar-se a mudanças na economia ou a flutuações nas necessidades da indústria.

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Quando novos empregados sobem a bordo, o foco do treinamento às vezes é dirigido exclusivamente para a maneira pela qual o novo contratado deverá conduzir as suas responsabilidades do dia a dia. É importante utilizar esse período para explicar também como o trabalho deste empregado específico enquadra-se na missão global do negócio. A todo momento, os membros da sua equipe devem saber não apenas o que fazer, mas a razão pela qual o estão fazendo.

Quando se trata de comunicar novas estratégias aos seus empregados, a pior coisa que você pode fazer é supor que a informação irá fluir automaticamente pela cadeia de comando abaixo. Mantenha abertas as linhas de informação e de feedback.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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