Captação de Clientes na Internet

Mais visitas em seu site, mais vendas na sua empresa

É um conjunto de ferramentas que permite sua empresa captar clientes pela Internet. Também chamado de Marketing Digital, a Captação de Clientes na Internet pode ser resumido da seguinte forma:

  • Mais Visitas no seu Site – O primeiro passo é seu site ser mais visitado. Para isso ele é preparado para que seja mais localizado pelo Google e demais ferramentas de busca.
  • Mais Consultas – O segundo passo é fazer com que o potencial cliente se interesse por seus produtos e faça uma consulta pedindo informações ou mesmo um orçamento. É o que o mercado chama de Geração de Leads. O formato adequado do site também é o caminho aqui. Além dos textos corretos, a principal fermenta são formulários que captam e enviam para o CRM as consultas dos potenciais clientes. Ou seja, é uma fase toda automatizada.
  • Conversão – O terceiro passo é conseguir que uma consulta (Lead) se transforme em um cliente. Nesse caso a principal ferramenta é o CRM. Mais um termo vindo do inglês, Customer Relationship Management, CRM, pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma ferramenta que facilita seus contatos com o cliente, aumentando muito sua conversão. Desse ponto em diante é seu vendedor que atua, auxiliado, e muito, pelo CRM.

O produto Captação de Clientes na Internet, portanto é o seguinte:

  • Um plano de como otimizar seu site para ser mais visitado e gerar mais Leads. Caso não tenha um fornecedor, opcionalmente também fazemos as alterações do seu site ou mesmo elaboramos um totalmente novo;
  • A definição de processos e treinamento da equipe em como fazer a relação com os potenciais clientes;
  • A implantação, customização e manutenção do CRM.

Atenção. A Captação de Clientes na Internet não gera resultados de curto prazo, salvo se seu site já for muito visitado. Colocar seu site em destaque no Google e demais ferramentas de busca leva no mínimo três meses. Mas uma vez lá, é só manter que os resultados são contínuos.

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Para quem?

  • Empresas que possuem potencial de venda pela Internet e não exploram. Praticamente só o comércio exclusivamente de ponto não possui potencial.

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Critérios que o consumidor leva em conta antes de comprar na Internet

De que critérios utiliza-se um consumidor para tomar decisões de compras através da InternetDe que critérios utiliza-se um consumidor para tomar decisões de compras através da Internet? Esta é uma questão que vem atraindo um crescente interesse dos estudiosos do marketing digital. De imediato vem-nos à mente que um bom posicionamento no Google pode ser um forte estímulo ao estabelecimento de uma relação de confiança entre o consumidor e o provedor do produto ou serviço desejado. O visitante realiza a sua busca, e a sua atenção é atraída de imediato para o anunciante posicionado no topo da lista, ainda que os cinco ou seis primeiros colocados disponham também de ótimas chances de merecer a sua atenção. De forma geral, o consumidor não toma a sua decisão baseando-se em uma única consulta e prefere, ao contrário, percorrer de forma dinâmica as opções presentes em sua pesquisa, antes de partir para um comprometimento maior. (mais…)

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Como obter presença efetiva na Web e atrair clientes potenciais

presença efetiva na webComo já destacamos em outras ocasiões, ao publicar o site da sua empresa na Internet, você terá dado apenas o primeiro passo no sentido de ter uma presença efetiva na Web, e lá atrair clientes potenciais para a sua página. Com toda a probabilidade, você estará disputando a preferência do internauta com uma plêiade de concorrentes, e precisará sobressair-se de alguma maneira para vencer essa competição. (mais…)

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CRM: cultivando a relação Empreendedor x Cliente

CRMA relação do empreendedor com o seu cliente vem passando por uma revolução nas últimas décadas. O empresário que almeja crescer e expandir o seu negócio em bases sustentáveis não pode mais contentar-se com aquele velho modelo, no qual ele recorria à sua própria memória para cumprimentar cada cliente pelo nome, vender-lhe “fiado” com base em meros rabiscos em uma caderneta, enfim, tudo isso pertence a um passado romântico que não tem mais espaço em face da era tecnológica que ora vivemos. (mais…)

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Como sua empresa pode ter presença na Internet?

captação de clientes na internetNa sociedade de consumo na qual vivemos, principalmente nas grandes cidades, a principal ferramenta ao alcance do empreendedor para expandir a sua base de clientes é a publicidade. Todos já ouviram a frase feita, “A propaganda é a alma do negócio,” e esse é um conceito que continuará válido enquanto perdurarem as leis do mercado. Não obstante a validade permanente da publicidade, os veículos utilizados na sua disseminação vêm passando por uma revolução radical no curso das duas últimas décadas. (mais…)

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Como atender seu cliente de forma espetacular

como atender seu clienteUm dos vídeos mais geniais que já surgiram na internet brasileira trata exatamente do que quero abordar nesse post: atendimento ao cliente. Fábio Porchat ironiza o atendimento das operadoras de telefonia móvel impiedosamente e o mais espetacular nessa provocação é a polêmica que ela levanta: quão bem você atende quem se interessa pela sua marca?

Muitas vezes subestimamos o poder do atendimento ao cliente como ferramenta de marketing. Isso mesmo, os assuntos têm tudo a ver. O histórico de vendedores mal preparados é tão grande que atender bem se tornou um diferencial. Pense na última vez em que foi MUITO bem atendido por uma empresa e a recomendou para amigos? É quase que inevitável que isso aconteça. (mais…)

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Inclua a sua empresa na agenda de feiras e seminários de negócios

feira de negóciosAgora é a hora de atualizar a sua agenda de eventos para este ano. Se você planeja estar presente em feiras e seminários de negócios nos próximos meses, aqui vão algumas sugestões para atrair o público para o seu quiosque. (mais…)

  • vitrines comerciais

Vitrines comerciais: alguns cuidados ao expor opiniões pessoais

vitrines comerciaisA controvérsia envolvendo a rede americana de fast food – Chick-fil-A – cujos proprietários decidiram associar a sua marca a um acirrado debate de fundo moral e ético (envolvendo a legalização do aborto) que, na ocasião, atraiu a atenção de um vasto segmento da população dos Estados Unidos, expõe de forma exemplar os riscos de um negócio assumir uma atitude pública provocadora quanto a questões de cunho político, social ou religioso. A empresa em questão tomou essa iniciativa em uma escala nacional de alta visibilidade, mas esse tipo de coisa acontece a toda hora – ainda que com menos estardalhaço – no nível dos pequenos negócios também. Como qualquer outro indivíduo, o proprietário de uma empresa privada tem todo o direito de assumir qualquer postura ou de dizer aquilo que bem entende. Mas seria do melhor interesse do seu negócio submeter esse direito a um teste? (mais…)

  • único cliente

Quando tratar alguém como se ele fosse o seu único cliente

único clienteA chance de qualquer pessoa ser atingida por um raio é de algo em torno de 0,01 por cento, mas como costumam dizer, se o raio acertar em você, essa probabilidade simplesmente saltou para 100%. Há um paralelo empresarial para essa curiosidade percentual: uma pessoa pode representar 0,01 por cento da sua base de clientes (ou 5 por cento, ou 20 por cento), mas quando essa pessoa está diante de você ela passa a ser 100% daquele público.

Evidentemente, bons funcionários que trabalham em organizações com bons serviços de suporte ao consumidor sempre conservam o foco sobre o indivíduo com quem estão lidando num dado momento (pelo menos, isso é o que todos nós esperamos). Mas no pensamento mais amplo de uma empresa, é típico considerar o consumidor de forma coletiva – seja através de políticas e lemas como “oferecemos a nossos clientes o nosso melhor serviço todos os dias,” ou políticas internas empresariais como “todo consumidor que alegar ter recebido uma unidade defeituosa receberá um reembolso ou uma troca.”

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