Pesquisa de Mercado

Identificando oportunidades para o seu negócio

A Pesquisa de Mercado é um levantamento de informações sobre um dado produto ou empresa junto a um dado público. Seu principal objetivo é identificar oportunidades para novos negócios ou para aprimoramento de negócios existentes.

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado, sendo as mais comuns:

  • Pesquisa de opinião com clientes atuais, clientes potenciais e público em geral
  • Pesquisa de concorrentes
  • Pesquisa de dados secundários
  • Pesquisa de ponto

E elas podem utilizar variadas técnicas, como:

  • Pesquisa quantitativa – questionários e enquetes;
  • Pesquisa qualitativa – grupo focal, entrevistas em profundidade e projeção;
  • Técnicas de observação;
  • Técnicas experimentais.
Pesquisa de Mercado
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Para quem?

  • Empresas que querem melhorar ou lançar um novo produto;
  • Empresas que querem melhorar políticas comercias;
  • Empreendedores que querem abrir um novo negócio;

Depoimentos

A ProLucro foi fundamental para abrir os olhos da empresa para o mercado e através da consultoria conseguimos estruturar nosso departamento comercial que hoje é a parte mais importante da empresa.

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  • captação de clientes na internet

Como sua empresa pode ter presença na Internet?

captação de clientes na internetNa sociedade de consumo na qual vivemos, principalmente nas grandes cidades, a principal ferramenta ao alcance do empreendedor para expandir a sua base de clientes é a publicidade. Todos já ouviram a frase feita, “A propaganda é a alma do negócio,” e esse é um conceito que continuará válido enquanto perdurarem as leis do mercado. Não obstante a validade permanente da publicidade, os veículos utilizados na sua disseminação vêm passando por uma revolução radical no curso das duas últimas décadas. (mais…)

  • bom plano estratégico empresarial

Como começar um bom plano estratégico empresarial?

bom plano estratégico empresarialUm bom plano estratégico empresarial pode começar, por exemplo, com uma análise detalhada da indústria específica que você elegeu explorar. Trata-se de uma indústria tradicional, ou de um setor inteiramente novo da economia? No primeiro caso, você terá ao seu dispor uma vasta literatura detalhando todos os aspectos importantes do mercado, a experiência de terceiros que chegaram ao mercado antes de você, com toda a sua bagagem de sucessos que você tentará imitar, bem como o seu rosário de fracassos que você, na posição de um recém-chegado privilegiado, não precisará repetir. Ao eleger trilhar o caminho bem conhecido de uma indústria tradicional, portanto, você estará correndo menos riscos. Esse é o lado bom dessa escolha. O lado duro dessa opção, todavia, é que você estará competindo com feras que dominam o mercado a décadas, e as suas chances de bater esses concorrentes serão muitíssimo reduzidas. (mais…)

  • clientes potenciais

Clientes potenciais: como identificá-los?

clientes potenciaisNa maioria absoluta dos casos, você não terá a competência e os recursos necessários à execução de uma pesquisa de mercado, e desejará em vez disso confiar essa tarefa a uma firma especializada. Dependendo da complexidade da informação de que você necessita, você concluirá que este foi um dinheiro muito bem investido. (mais…)

  • investidores para bancar a sua ideia

Buscando investidores para bancar a sua ideia

investidores para bancar a sua ideiaEncontrar os fundos necessários para dar a largada em um negócio constitui por si só um negócio à parte. Há várias firmas de investimentos especializadas unicamente na busca de idéias brilhantes onde possam apostar. A aquisição de fundos requer planejamento e uma cuidadosa execução, de modo a criar-se uma ideia na qual outros possam acreditar.

Todo negócio viável necessita de um plano de negócios que descreva o tipo de companhia que você deseja criar, incluindo uma declaração da sua missão e uma mesa executiva. Comece com um anúncio de alto nível, delineando aquilo que a sua empresa espera realizar, e como o seu produto ou serviço irá beneficiar a sua base de consumidores. Pense no sumário inicial como um cabeçalho, ou como o objetivo em um currículo. Trata-se de um enunciado do que você pretende cumprir, em uma única frase. (mais…)

  • O que é e quais são os tipos de pesquisa de mercado?

O que é e quais são os tipos de pesquisa de mercado?

ID-10052472Pesquisa de Mercado é um esforço organizado destinado a juntar informações sobre mercados e consumidores específicos. Ela é um componente muito importante da estratégia de negócios. O termo é muitas vezes confundido com pesquisa de marketing; porém, os especialistas gostam de estabelecer uma distinção entre os dois, segundo a qual a pesquisa de marketing preocupa-se especificamente com processos de marketing, enquanto a pesquisa de mercado preocupa-se especificamente com mercados. (mais…)

  • Inovação

Inovação: A chave para ser um líder da sua indústria

InovaçãoA inovação não é um evento ou atividade única, ela é um processo. No mundo dos negócios, inovação é a geração de novas idéias, o desenvolvimento permanente de produtos, serviços e processos, e a sua aplicação comercial. Ela também envolve a exploração comercial de idéias viáveis, e a gestão permanente da geração de idéias.

Os passos mais comuns do processo inovativo incluem a geração de idéias com potencial comercial, testes e proto-tipificação de conceitos, o desenvolvimento, execução e comercialização do produto e, finalmente, a sua avaliação e aperfeiçoamento permanente. (mais…)

  • vender sempre

Vender certo para vender sempre

vender sempreA venda é um ato de conclusão de uma atividade comercial. A venda é a maneira pela qual você ajuda o consumidor a comprar produtos e serviços da sua empresa. Você precisa ser capaz de atender às necessidades de seus consumidores, e suprir valor para soluções monetárias.

O processo de vendas faz parte do processo geral de marketing. O processo de vendas envolve a criação de um relacionamento com consumidores, a identificação das necessidades e desejos do consumidor (pesquisa de mercado), o suprimento de possíveis soluções que atendam às suas necessidades e desejos, e o fechamento da venda. Ele também pode envolver a gestão do relacionamento entre o comprador e o vendedor. (mais…)

Motivos pelos quais empreendedores evitam fazer um plano de negócios

Motivos pelos quais empreendedores evitam fazer um plano de negóciosA perspectiva de escrever um plano de negócios pode ser intimidadora. Um plano de negócios inclui um monte de coisas, tais como uma análise dos concorrentes, pesquisa de mercado e projeções financeiras (controle financeiro). Vamos dar uma olhada, então, em algumas das principais razões que impedem as pessoas de escrever um plano de negócios, e em soluções para esses desafios. (mais…)

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