Pesquisa de Mercado

Identificando oportunidades para o seu negócio

A Pesquisa de Mercado é um levantamento de informações sobre um dado produto ou empresa junto a um dado público. Seu principal objetivo é identificar oportunidades para novos negócios ou para aprimoramento de negócios existentes.

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado, sendo as mais comuns:

  • Pesquisa de opinião com clientes atuais, clientes potenciais e público em geral
  • Pesquisa de concorrentes
  • Pesquisa de dados secundários
  • Pesquisa de ponto

E elas podem utilizar variadas técnicas, como:

  • Pesquisa quantitativa – questionários e enquetes;
  • Pesquisa qualitativa – grupo focal, entrevistas em profundidade e projeção;
  • Técnicas de observação;
  • Técnicas experimentais.
Pesquisa de Mercado
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Para quem?

  • Empresas que querem melhorar ou lançar um novo produto;
  • Empresas que querem melhorar políticas comercias;
  • Empreendedores que querem abrir um novo negócio;

Depoimentos

A ProLucro foi fundamental para abrir os olhos da empresa para o mercado e através da consultoria conseguimos estruturar nosso departamento comercial que hoje é a parte mais importante da empresa.

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  • Surpreenda e encante os seus clientes ainda hoje

Surpreenda e encante os seus clientes ainda hoje

Surpreenda e encante os seus clientes ainda hojeDe notas manuscritas a biscoitos fresquinhos, um gesto simples pode significar muito no sentido de conquistar a lealdade do cliente em um mercado competitivo. Até mesmo um breve telefonema pode fazer mais para merecer uma confiança duradoura do consumidor do que qualquer cupom ou desconto – de verdade. (mais…)

  • conflitos

Conflitos: o lado positivo

conflitosConflitos são necessários para a realização de mudanças; apenas cuide para que a sua equipe esteja brigando pelas idéias certas.

Se você não estiver gerando o tipo certo de conflito, pode ser que a sua organização esteja precisando de inovação. Ou se a proximidade do conflito é algo que deixa-o inseguro, isso pode ser remediado por meio de ajustes ao seu perfil empreendedor.

Muitos dos líderes organizacionais de hoje em dia evitam o conflito, por que foram treinados para a construção de coesão nas equipes. Eles executaram exercícios de construção de equipes do tipo “de dentro para fora,” a confiança em cascata, e saíram todos desse processo com a impressão equivocada de que o seu dever é forçar a equipe a dar-se bem, que quanto mais coesiva e conectada a equipe melhor será o resultado, e que o conflito é algo destrutivo. (mais…)

  • não tenha medo de assumir uma postura diferente

Contrariando expectativas: não tenha medo de assumir uma postura diferente

não tenha medo de assumir uma postura diferenteO mundo dos negócios está cheio de exemplos famosos de organizações persistindo em certas posturas por um tempo excessivamente longo.

A IBM permaneceu com foco em mainframes nos anos 80, enquanto servidores e PCs dominavam o mercado. A Blockbuster insistiu em pontos de varejo mesmo depois que filmes em DVD já podiam ser encomendados online e enviados pelo correio. E a Nokia ignorou a emergência dos smartphones, e permaneceu com foco exclusivo em telefones celulares convencionais até que fosse tarde demais. (mais…)

  • 4 maneiras de saber se a sua ideia de negócio é "pé quente" ou uma perda de tempo

4 maneiras de saber se a sua ideia de negócio é “pé quente” ou uma perda de tempo

4 maneiras de saber se a sua ideia de negócio é "pé quente" ou uma perda de tempoAntes de lançar o seu fantástico produto/serviço, certifique-se de que você tem nas mãos uma ideia vencedora, e não uma mera perda de tempo. Ainda que não exista uma bola de cristal para dizer-lhe se o seu projeto vai ou não vai funcionar, você pode empregar um sistema bastante confiável para determinar se você deve investir tempo, talento ou recursos adicionais para continuar o desenvolvimento da ideia. (mais…)

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  • escutar o cliente

Aprenda a escutar: Como responder a queixas de clientes

escutar o clienteTodo negócio tem a sua justa quota de problemas de qualidade para lidar, e aprender com eles. A meta é não ultrapassar a sua quota. Uma maneira de aprender o máximo através de cada incidente é realmente captar a mensagem subliminar do cliente, quando ele está lhe dizendo o que quer ou como o seu produto/serviço o faz sentir-se.

No universo do controle de qualidade, a expressão “voz do cliente” (VDC) descreve a visão, opinião e sentimentos do consumidor quanto ao seu serviço ou produto. É através desse modelo relativamente simples porém altamente efetivo que uma equipe pode aprender a dar um melhor suporte ao seu cliente, no momento em que problemas (ou congratulações) chegam ao seu conhecimento. (mais…)

Seduza clientes para o resto da vida com 4 fórmulas vencedoras

Consultoria Empresarial para melhorar sua qualidade de vidaHá um momento em todo romance em que chega a hora de ir em frente ou romper. O mesmo é verdadeiro no relacionamento marca-cliente. Em um dado ponto os seus melhores clientes desejarão reconhecimento por sua lealdade, ou eles rapidamente irão deixar de amar a sua marca, e descartá-la.

É por isso que as empresas devem esforçar-se em identificar e ativar “defensores” potenciais – os seus clientes mais leais e engajados – durante a “fase do namoro.” Apelando aos defensores enquanto ainda estão positivos e animados ajudará a garantir que, além de “apenas ficar” com a sua marca, eles “casem-se” com ela para sempre. (mais…)

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5 passos para a construção de um negócio criativo

5 passos para a construção de um negócio criativoQualquer economista lhe dirá que o setor criativo é um componente crucial do crescimento econômico e comércio mundial. No curso da última década, tem havido uma significativa tendência de indivíduos que abandonam as vocações tradicionais – tais como a área de saúde – para investir no setor criativo.

Operar um negócio onde o capital intelectual é o seu carro-chefe requer uma abordagem calculada, que difere do modelo de empresas padrão. A consultora Anna James recomenda cinco passos para o estabelecimento de um negócio criativo: (mais…)

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5 lugares onde grandes ideias estão escondidas, e como explorá-las

5 lugares onde grandes ideias estão escondidas, e como explorá-lasEstudar o mercado é uma das melhores maneiras de achar ideias para novos produtos. Se fizer as perguntas certas e observar atentamente, você encontrará oportunidades de invenção por toda a parte. Quando você estuda o mercado em busca de ideias, nem é preciso perguntar a si mesmo se as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto, e se o necessitam e querem.

Quando você arrebata uma ideia do nada, é preciso descobrir se há realmente uma necessidade ou um desejo por esse produto. Lembre-se: você não tem que reinventar a roda para sair-se com uma grande ideia. O consultor Stephen Key afirma que “sustentou a sua família por décadas fazendo pequenos melhoramentos em ideias já existentes.” (mais…)

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