Plano de Negócios

A descrição completa de seu empreendimento

Plano de Negócios é como se fosse o cálculo estrutural de uma casa. Se não for bem feito, a casa cai. O estudo mais recente sobre o tema em nível nacional, feito em 2013 pelo Instituo Brasileiro de Planejamento Tributário, aponta como as principais causas de mortalidade das pequenas empresas:

  • Falta de planejamento e informações do mercado = 41,64%
  • Complexidade tributária e burocracias = 16,51%
  • Dificuldade no acesso a crédito financeiro e a investimentos = 14,43%
  • Tecnologias de gestão complexas e de alto custo = 11,76%
  • Brigas familiares ou de sócios = 6,65%
  • Falência = 4,27%
  • Encerramento espontâneo de atividades (doença, morte, falta de estímulo à manutenção do negócio) = 2,51%
  • Outras causas (desatualização tecnológica, política econômica, etc) = 2,23%

O Plano de Negócio é o primeiro e mais importante passo para se atingir o sucesso em um novo negócio. Ele precisa abordar todos esses tema. Jamais abra um negócio sem fazer um detalhado Plano de Negócios. E em muitos casos ainda vai precisar de uma Pesquisa de Mercado.

E utilize um especialista em Planos de Negócio. Não faça do seu negócio uma cobaia. Cada macaco no seu galho. Se não for com a ProLucro, procure outro especialista.

Mais de 50% dos Planos de Negócios feitos pela ProLucro sinalizam a inviabilidade da ideia inicial. É melhor perder apenas o dinheiro da consultoria, que raramente passa de 5% do valor do investimento, do que perder todo o dinheiro do investimento e mais algum.

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Para quem?

  • Para empresas que querem ampliar suas atividades ou iniciar uma nova unidade de negócio.
  • Para pessoas físicas que querem iniciar um empreendimento.

Depoimentos

A consultoria ProLucro me permitiu desenvolver ideias a respeito de como o meu negócio deveria ser conduzido. Foi uma oportunidade para refinar minhas estratégias e cometer erros no papel em lugar da vida real, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como: o mercadológico, o financeiro e o operacional (…)
Cristiane Marco, Investidora
(…) Os consultores da ProLucro ao elaborarem o meu plano de negócios induziram o planejamento de forma organizada, forçando-me à reflexão. Questões como: quem é o comprador de meu produto? É possível produzi-lo a um custo comercialmente viável? Meu projeto é lucrativo? Inúmeras outras questões foram analisadas e determinantes para que eu soubesse sobre o sucesso ou fracasso do empreendimento, diminuindo minhas incertezas e consequentemente os meus riscos.
Cristiane Marco, Investidora

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  • 5 novidades do mundo dos negócios que você precisa conhecer!

5 novidades do mundo dos negócios que você precisa conhecer!

5 novidades do mundo dos negócios que você precisa conhecer!O mundo como um todo está mudando em velocidades cada vez maiores, mudando rapidamente muitas coisas que sabíamos sobre a vida e, principalmente, sobre o mundo dos negócios. Muitas práticas  empresariais que eram comuns há 10 anos, já caíram em desuso ou simplesmente não existem mais, forçando gestores e empreendedores a se adaptarem aos novos tempos.

É como o meteoro que eliminou os dinossauros do planeta terra. Toda forma de vida que não esteve apta a viver diante da mudança ambiental pereceu, mas há plantas e animais muito mais antigos e que continuam por aí até hoje. (mais…)

  • abertura de empresa

Abertura de empresa: evite os 4 erros mais cometidos

abertura de empresaComeçar um novo negócio e abrir uma empresa não são coisas tão simples quanto parecem. É preciso realizar um bom planejamento e evitar ao máximo certos deslizes que podem acabar com suas chances de sucesso logo no início.

Dessa forma, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, é necessário evitar os quatro erros mais cometidos pelas pessoas na hora de tocar diversos empreendimentos. Confira quais são: (mais…)

  • Contratar uma consultoria especializada vale a pena para sua empresa?

Contratar uma consultoria especializada vale a pena para sua empresa?

Contratar uma consultoria especializada vale a pena para sua empresa?Hoje é bastante comum vermos as empresas cada vez mais terem auxílio de consultorias financeiras e outros profissionais externos para ajudar a organizar melhor os negócios.

Isso vem ocorrendo porque elas têm dificuldade de encontrar os pontos que podem ser melhorados ou precisam de uma visão diferente, de alguém de fora.

Mas será que vale a pena contratar essa consultoria? Continue lendo e descubra! (mais…)

  • atualizar plano de negócio

Quando atualizar o plano de negócios?

atualizar plano de negócioO plano de negócios é um documento elaborado pelo gestor para descrever quais são as metas empresariais e qual plano de ação deve ser tomado para que esses objetivos sejam alcançados. As ações tomadas devem ser classificadas em curto, médio e longo prazo ― muito semelhante ao planejamento estratégico.

Contudo, chega um momento que esse plano fica obsoleto e precisa ser atualizado. Quer saber que ocasiões são essas? Então confira agora mesmo quando atualizar seu plano de negócios! (mais…)

  • um plano de negócios é fundamental

Saiba porque investir em um plano de negócios é fundamental

um plano de negócios é fundamentalNão é novidade que o cenário mercadológico está cada vez mais competitivo. Segundo o SEBRAE, a quantidade de empresas que fecham logo no primeiro ano de funcionamento ou que não conseguem manter suas atividades por 5 anos ainda é alta.

Um dos erros que justifica o pouco tempo de funcionamento dos empreendimentos é a falta de planejamento adequado sobre suas atividades futuras, isto é, estas empresas não chegam a elaborar um plano de negócios.

Se deseja ampliar suas atividades empresariais ou iniciar um novo empreendimento, este post foi feito sob medida para você. Continue lendo e saiba por que investir em um plano de negócios é fundamental! (mais…)

  • Conheça a importância da inovação em tempos de crise

Conheça a importância da inovação em tempos de crise

Conheça a importância da inovação em tempos de criseExiste o mito de que em tempos de recessão econômica, toda empresa deve cortar os investimentos em desenvolvimento de novos produtos e serviços. Essa afirmativa não é correta assim, pois a inovação em tempos de crise se torna ainda mais necessária. As pessoas e as empresas estão buscando nesses períodos de escassez financeira soluções inovadoras para seus problemas, o que traz a máxima de que na crise surgem as melhores oportunidades — e acredite: elas surgem mesmo!

Se você prestar bem atenção, é nesses momentos que as pessoas falam mais sobre suas necessidades, e se a sua empresa souber se aproveitar disso, estará muito à frente da concorrência. E para te mostrar como dar esse passo, o post de hoje trará algumas dicas sobre como você pode implementar uma cultura inovadora na sua empresa e se beneficiar disso. Acompanhe a seguir! (mais…)

  • depoimento de clientes

Quanto vale uma consultoria empresarial?

presença efetiva na webQuanto vale uma consultoria empresarial? Essa pergunta me é feita frequentemente e a primeira resposta até que é bem simples:

“Uma consultoria empresarial vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho”.

Algumas vezes isso é fácil de medir. Se o consultor consegue baixar o custo fixo ou de produção, ou aumentar as vendas, é só calcular o valor gerado ao longo de um período, um ano, por exemplo, e o benefício entregue está medido. No entanto, há outros benefícios, não mensurável de imediato, mas de retorno de curto, médio e até mesmo longo prazo que se tornarão mensuráveis após o período de execução. (mais…)

  • o cliente

Cliente: o ator principal do seu plano estratégico empresarial

o clienteEm uma série de textos recentes temos enfatizado os variados elementos que não podem deixar de ser ponderados em nosso planejamento estratégico empresarial. Concorrentes, volume de vendas, metas e projeções futuras, estão entre as variáveis que irão nortear a nossa estratégia de progresso, crescimento e adaptação às idas e vindas da maré dos negócios. Hoje, no entanto, iremos voltar os nossos olhos para aquele que é, sem qualquer sombra de dúvida, o ator principal, o protagonista central, não somente do nosso planejamento estratégico empresarial, mas constitui-se ainda no vértice de toda atividade empresarial: o cliente. (mais…)

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