Custos e Precificação de Produtos

Seus produtos com o preço certo

Custos e Precificação de Produtos são dois produtos em um. O primeiro é a elaboração e implantação da ferramenta necessária à precificação no dia a dia da empresa. Customizada, ela fica com o cliente e automatiza daí em diante o cálculo dos preços de venda de um bem ou serviço. Em geral é composta por planilhas de insumos (matéria prima e mão-de-obra própria e terceirizada), planilhas de custos das células de produção e/ou etapas intermediárias de produção, planilhas de custo final, cálculo de custos variáveis e a planilha de precificação em si, que permite variar a margem de contribuição, impostos, comissões e descontos e gerar a tabela de preços comerciais. Totalmente indexada, gera novos preços de vendas no caso de mudança de qualquer parâmetro, tornando a atualização de tabelas de preços algo muito simples. Serve também para orçar produtos sob encomenda.

O segundo produto é a análise da política de precificação de uma empresa em curso, em especial se seus preços de venda estão compatíveis com seus custos e o mercado.

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Para quem?

  • Para empresas sem planilhas de custo e precificação de produtos, ou seja, empresas que não sabem exatamente quanto custa um produto e por quanto ele pode e deve ser vendido;
  • Para empresas que estão fechando vendas em um baixo percentual dos orçamentos entregues;
  • Para empresas que desconfiam que  mercado aceita preços melhores.

Depoimentos

A consultoria em custo e precificação da ProLucro mudou completamente nosso entendimento sobre o assunto. Hoje nossos preços são precisos, ou seja, não perdemos venda por estarem altos demais e nem vendemos serviços que dão prejuízo. A utilização descomplicada da planilha de precificação é um grande facilitador para o nosso dia a dia.
Quando somos convidados a participar de cotações de prestação de serviços através de equipamentos nas maiores empresas do Brasil, só conseguimos participar competitivamente com o apoio técnico especializado (é bom lembrar que a nossa especialização é serviço em café e não administração financeira) (…)
(…) pois se os valores das cotações não estiverem corretos, não temos chance nem de sermos competitivos, devido ao alto grau de disputa que existe entre as empresas participantes. Daí a importância de um acompanhamento que a ProLucro pode nos oferecer, que até então nos tem sido bastante útil.

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  • markup

Como usar o markup no comércio?

markupMarkup ou Mark Up é um termo usado em economia para indicar quanto, do preço, do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda. Pode ser expresso como uma quantia fixada ou como percentual (fonte: Wikipedia). Veja nessa entrevista à Revista Mobile o que falamos sobre precificação no comércio utilizando a metodologia do markup. (mais…)

  • Saiba como a Inteligência Competitiva pode melhorar as vendas!

Saiba como a Inteligência Competitiva pode melhorar as vendas!

Saiba como a Inteligência Competitiva pode melhorar as vendas!Você já ficou curioso para saber quais são as estratégias utilizadas pelos seus concorrentes que mais geram vendas? Qual a percepção do consumidor sobre determinado produto, promoção ou concorrente? Como outros segmentos do mercado disputam a atenção e o bolso de um mesmo comprador e como isso influencia no faturamento de sua empresa? Se você teve essas dúvidas ou sobre como sua empresa poderia se beneficiar dessas informações de maneira estratégica, então você já pensou em utilizar a Inteligência Competitiva no seu negócio.

Em sua essência a inteligência competitiva é o que permite às empresas planejarem seu posicionamento de mercado, a maneira como os clientes a percebem, como se diferenciam de seus concorrentes, além de ser o que permite que o gestor defina estratégias diferentes para os distintos produtos e serviços oferecidos aos mais diversos nichos ou segmentos do mercado.

Neste post, vamos entender melhor o que é inteligência competitiva, quais são os principais erros das empresas que não a usa e como alguns dados internos e externos à empresa podem ser usados para dar maior inteligência de mercado às suas decisões. (mais…)

  • curso precificacao produtos

Curso sobre Custos e Precificação de Produtos

curso precificacao produtosA ProLucro Consultoria Empresarial está oferecendo um curso em Belo Horizonte de capacitação PRÁTICA em como calcular os custos e depois precificar um produto, seja bem ou serviço. A meta é que os alunos saiam do curso com alguns produtos já precificados e com uma planilha e metodologia aprendida para fazerem sozinhos daí em diante.
(mais…)

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6 estratégias para aumentar as vendas de sua empresa!

6 estratégias para aumentar as vendas de sua empresa!Há momentos em que o empresário se vê no dilema entre a queda das vendas e a necessidade de aumentar as receitas. Seria muito tranquilo se fosse possível aumentar os preços, mas essa estratégia pode se tornar muito equivocada em um mercado altamente competitivo, em que os clientes procuram por qualidade e melhores preços.

Diante dessa situação, o empresário precisa montar estratégias diferenciadas. O primeiro passo é identificar as potencialidades da empresa e quais os seus pontos vulneráveis. A partir desse ponto, deve-se começar a analisar e tomar decisões. Confira as 6 estratégias que te ajudarão a aumentar as vendas na sua empresa! (mais…)

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Alguns cuidados ao se fazer negócios com amigos e parentes

negócios com amigos e parentesQuando se trata de se fazer negócios com amigos e familiares, há uma série de questões a se cuidar. Apesar das melhores das intenções e das esperanças mais elevadas, aquilo que começa como um projeto ou interação aparentemente “tranquilo” e em benefício mútuo pode transformar-se em algo envolvendo desde um pequeno mal-estar a até mesmo um enorme pesadelo.

Não se trata aqui de se tocar uma empresa familiar – este é um outro tópico que contem o seu próprio conjunto de riscos e desafios – estamos falando em comprar, vender e fazer negócios com amigos e parentes. (mais…)

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Clientes potenciais: como identificá-los?

clientes potenciaisNa maioria absoluta dos casos, você não terá a competência e os recursos necessários à execução de uma pesquisa de mercado, e desejará em vez disso confiar essa tarefa a uma firma especializada. Dependendo da complexidade da informação de que você necessita, você concluirá que este foi um dinheiro muito bem investido. (mais…)

  • Algumas Razões Pelas Quais Eu Não Comprarei Os Produtos Que Você Vende

Algumas razões pelas quais eu não comprarei os produtos que você vende

Algumas Razões Pelas Quais Eu Não Comprarei Os Produtos Que Você VendeComo todos vocês, eu recebo telefonemas e emails todos os dias – eu não estou falando de spam, mas de vendedores de verdade – em sua maioria com produtos nos quais eu não tenho o menor interesse. E como a maioria das pessoas (estou fazendo aqui uma presunção estatística), eu quase nunca atendo ou respondo. (mais…)

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Política de Satisfação do Cliente: quais são os limites?

Política de Satisfação do Cliente: quais são os limites?Ao longo de décadas, uma certa rede varejista americana aceitava de volta qualquer produto, não importa quão velho, não importa a razão, sem fazer absolutamente qualquer pergunta. Mas com o tempo, os clientes passaram a abusar descaradamente dessa política: consumidores estavam devolvendo roupas puídas de 30 anos atrás, apenas para obter algo mais atual, e alguns estavam mesmo gabando-se online de como era fácil passar a perna naquela loja. Diante disso, qual deve ser a atitude de uma empresa amiga do consumidor? (mais…)

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