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Consultoria online

A consultoria online, ou consultoria à distância, nada mais é do que ser atendido por um consultor sem reuniões presenciais. Ou seja, tudo é feito utilizando telefone, e-mail, WhatsApp e, principalmente, aplicativos gratuitos de reunião via Internet, como o Skype e o Hangouts.

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PIONEIRISMO, EXPERIÊNCIA, EXCELÊNCIA, CREDIBILIDADE E CONFIDENCIALIDADE

 

A ProLucro é pioneira em consultoria online para pequenas empresas no Brasil. Estamos preparados para prestar consultoria online para você e sua empresa, pois:

 

    • Já executamos mais de 500 de serviços dessa forma e com sucesso
    • Possuímos um software específico que permite você acompanhar a execução do seu serviço em tempo real
    • Possuímos mais de 20 anos de mercado e excelentes referências
    • Zelamos criteriosamente pelo nosso maior patrimônio, a credibilidade
    • Firmamos previamente um contrato de confidencialidade com responsabilidades civis e criminais, ou seja, proteção total às suas informações.

Além desses recursos, a ProLucro tem um aplicativo que permite ao cliente acompanhar a execução do serviço em tempo real. Tudo criptografado, segurança total. E acesso de qualquer lugar do planeta.

Assim como o ensino à distância, a consultoria online ou à distância veio para ficar. Ela diminui muito o tempo gasto pelo cliente e consultor, baixando muito os custos. E tão importante quanto isso, ela permite que empresas e pessoas de qualquer lugar do mundo tenham acesso a bons consultores.

A consultoria presencial está disponível apenas para empresas situadas na Região Metropolitana de Belo horizonte. Se as sessões forem na sede da ProLucro, não há custo adicional. Se forem na empresa do cliente, é cobrada uma taxa de deslocamento.

A ProLucro é uma consultoria especializada em pequenas empresas.

Se você é uma pessoa física querendo abrir seu primeiro negócio, ou quer ampliar um negócio já existente, você está no lugar certo.

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Minha carta para você

Caro Empreendedor.
Uma avaliação de empresa, de qualquer porte, exige rigor técnico.

Quatro itens se destacam na composição do preço:

1. Faturamento O faturamento da empresa determina o porte do negócio. Precisamos levantar o mesmo mensalmente nos últimos 12 meses (capturar sazonalidades) e anualmente nos últimos 3 anos. Mesmo em empresas com os dados de receitas e despesas pouco organizados nós conseguimos reconstruir os últimos 12 meses a partir de diversas fontes, como as anotações existentes, extrato bancários, contábil, notas fiscais, etc.

2. Lucratividade / Resultado Operacional Esse é outro dado fundamental no cálculo do valor. Nós conseguimos calcular perfeitamente seu resultado a partir dos dados coletados. Quanto maior o percentual de lucro sobre o faturamento, maior o valor. Mesmo as empresas que dão prejuízo possuem valor. No caso de empresas com forte potencial de crescimento, como startups e similares, o fato de dar prejuízo é pouco relevante.

3. Patrimônio Líquido Trata-se da diferença entre ativos (equipamentos, estoque, contas a receber, imóveis, direitos, etc.) e de passivos (dívidas, financiamentos, contas a pagar, passivo trabalhista, etc.). Em alguns casos é negativo, o que pode não significar muita coisa. Nós ajudamos na avaliação dos itens.

4. Tendência de Mercado É o item mais complexo de responder: a empresa tem tendência predominante de queda, estabilidade ou aumento de faturamento e lucratividade? isso pode ser melhorado em curto prazo? Isso é feito cruzando-se os dados levantados internamente e já mencionados e dados externos, de concorrentes e mercado em geral.

Parte do levantamento de dados é feito por vocês sob nossa estreita orientação, parte por nós e parte pelo seu contador. Uma vez de posse desses dados, nós os utilizamos em até 4 métodos distintos de avaliação:

•Lucratividade simples

•Lucratividade composta

•Fluxo de caixa descontado

•Múltiplos do Ebitda

E ainda trabalhamos a realidade atual e a realidade provável.

A segunda é para os casos em que algumas mudanças simples de serem feitas e alguns poucos e baixos investimentos podem alavancar seu preço de venda.

Grande abraço e votos de sucesso sempre.

Flávio Barcellos

CEO

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Tire suas dúvidas e descubra tudo o que é preciso para tirar sua ideia do papel:

A consultoria é uma atividade que se estende por todas as áreas do conhecimento humano. Qualquer pessoa que em uma dada situação aconselha outra tendo como base um conhecimento previamente adquirido está praticando consultoria. Uma avó que ensina sua filha a cuidar da neta recém-nascida está praticando consultoria.

A consultoria é um processo de educação que se diferencia da educação clássica por ser feita em atendimento a uma necessidade específica, de uma pessoa ou empresa específica, em um período de tempo limitado e sobre uma área do conhecimento específica.

A consultoria profissional é quando a mesma é exercida de forma remunerada.

A peculiaridade da consultoria em pequenas empresas é que nela as necessidades e áreas do conhecimento não são, ou não deveriam ser, tão específicas quando comparadas à consultoria tradicional. Grandes e médias empresas invariavelmente estão em estágios de gestão mais avançados. Assim, identificam demandas pontuais e contratam consultorias especializadas, como as de gestão, direito, recursos humanos, tecnologia da informação e marketing, esta última quase sempre feita pelas agências de propaganda.

As pequenas empresas, ainda que com rara frequência, também contratam consultorias. Mesmo as que estão bem financeiramente têm uma história similar à que vamos contar, essa sim a mais comum:

  • Diante de um caixa constantemente apertado, o empresário conclui com facilidade que seu negócio precisa ser melhorado;
  • Lista vários problemas e conclui, desta vez sem tanta facilidade, que o problema principal é, por exemplo, dos controles que, por falharem muito, têm provocado atrasos e, por conseqüência, prejuízos;
  • Procura e contrata então uma empresa de informática que lhe oferece um sistema de controles perfeito para sua empresa. O sistema é implantado com todos os traumas naturais desse processo;
  • Após seis meses de funcionamento, ele constata facilmente que os controles melhoraram, mas seus problemas de caixa permanecem, agora agravados pela falta dos recursos investidos no novo sistema;
  • Com o mesmo problema e mais descapitalizado, não tem dúvidas, questiona o valor da consultoria: porque não me avisaram que isso não daria o retorno que eu queria?
  • Final da história: mais um empresário traumatizado com consultoria na hora que mais precisa dela.

Some-se a esta história as más experiências, quando consultores de ocasião ou mal preparados vendem serviços que não atendem às necessidades do cliente ou mesmo o prejudicam. Esta aí a origem das intermináveis definições e histórias pouco lisonjeiras sobre a profissão do consultor.

As consultorias tidas como fracassadas são mais comuns nas pequenas empresas. Além dos problemas citados, some-se o das expectativas. Enquanto uma grande empresa cria expectativas limitadas quanto aos resultados dos serviços contratados, a pequena empresa tem por norma exceder-se nessas expectativas, muitas vezes estimulada por um profissional pouco cuidadoso na etapa de venda do serviço. Com isso, mesmos serviços que geraram resultados superiores ao investimento são rotulados como fracassados. Esse é um dos maiores desafios da consultoria, não gerar expectativas irreais na fase de venda dos serviços.

Essa, dentre outras experiências, nos levou a concluir que:

“Consultoria em pequenas empresas é a consultoria do todo, ou seja, a consultoria generalista”

A analogia mais comum é com o clínico geral, aquele médico que entende de tudo em profundidade suficiente para dar uma geral no paciente, e só então, eventualmente, mandá-lo para um especialista finalizar o tratamento, o que acontece poucas vezes. Para tratar da população de forma geral é o profissional mais indicado. É a consultoria moldada para lidar com muitos problemas e poucos recursos. Somente este tipo de abordagem permite uma correta identificação e priorização dos principais problemas de uma pequena empresa e elaboração de um plano de ação com reais possibilidades de ser eficaz.

De que adianta tratar de uma escandalosa dor na coluna se o coração, sem alardes, está quase infartando?

Assim, caro leitor, caso não tenha experiência com consultoria ou as que teve foram frustrantes, mude de tática. Busque um generalista.

Abraços,

Muitos empresários hoje em dia ainda veem o serviço com desconfiança e franzem a testa ao som da expressão “Consultoria Online.” Na verdade, se examinarmos com atenção, esse conceito não é tão exótico assim. A Consultoria Online, entendida como uma consultoria prestada à distância, sem a necessidade dos indivíduos envolvidos estarem literalmente frente a frente, insere-se no contexto do Ensino à Distância, algo que existe há dezenas de anos e quem vem apenas se adaptando ao rápido progresso tecnológico que temos experimentado nas últimas décadas.

Quem não se lembra dos velhos Cursos por Correspondência que, com o tempo, deixaram de ser o monopólio dos Correios e invadiram as ondas do rádio, a seguir da televisão, até chegar aos dias de hoje, onde existem universidades inteiras que funcionam exclusivamente nos bits da Internet. Na prática, um “curso de educação virtual” refere-se a qualquer curso didático ministrado – no todo ou pelo menos em grande parte – através da Internet. “Virtual” é utilizado aqui em seu sentido mais amplo para descrever um curso que não é oferecido cara a cara em uma sala de aula, mas por um meio substituto que pode ser em princípio associado “virtualmente” ao ensino em classe, significando que as pessoas não têm de ir a uma sala física para aprender. Assim, a consultoria virtual refere-se a uma forma de aprendizado à distância na qual o conteúdo do curso é entregue por vários métodos, tais como aplicativos de gestão de curso, recursos de multimídia e vídeo-conferências. Assim como estudantes e instrutores já o vêm fazendo há algum tempo, empresários e consultores comunicam-se através dessas tecnologias.

A indústria mundial do “e-learning” (ensino eletrônico) é economicamente significativa, e foi estimada em 2000 em mais de 48 bilhões de dólares, de acordo com estimativas conservadoras. Os avanços tecnológicos em multimídia e na Internet constituem os facilitadores básicos do e-learning, e o oferecimento de consultoria, conteúdo, tecnologias, serviços e suporte são identificados como os cinco setores-chave da indústria do e-learning. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são usadas extensivamente pelos jovens.

Em 1960, a Universidade de Illinois inaugurou um sistema de sala de aula baseado em terminais de computadores interligados, onde os estudantes podiam acessar recursos informacionais relativos a um dado curso, enquanto assistiam a palestras que eram gravadas em alguma forma de dispositivos remotos interligados, como televisão ou áudio. Mais tarde, sistemas remotos de computadores interligados foram estabelecidos para o intercâmbio de recursos entre universidades. Essa extensa rede, como se sabe, acabou extrapolando o seu caráter meramente acadêmico, e transbordou das universidades para as mesas do cidadão comum com a explosão da Internet nos últimos vinte anos.

A proporção na qual o e-learning assiste ou substitui outras formas de ensino e aprendizado é variável, partindo de nenhuma até a interação totalmente online e à distância. Uma variedade de termos descritivos têm sido empregados (às vezes de forma inconsistente) para categorizar a proporção em que a tecnologia é empregada. Por exemplo, “aprendizado híbrido” ou “aprendizado mesclado” pode referir-se a suporte em salas de aula e laptops, ou pode referir-se a abordagens em que interações tradicionais cara a cara são reduzidas, mas não eliminadas, e substituídas por algum aprendizado online. “Aprendizado distribuído” pode descrever tanto o componente eletrônico de uma abordagem híbrida, ou mesmo ambientes de aprendizado à distância totalmente online. Um outro esquema descreve o nível de suporte tecnológico como “web-otimizado”, “web-suplementado” e “web-dependente.”

O e-learning e o “e-consulting” podem ser tanto sincrônicos como assincrônicos. A sincronia dá-se quando a interação ocorre em tempo real, com todos os participantes interagindo ao mesmo tempo, enquanto a assincronia é auto-ritmada e permite aos participantes trocar ideias ou informações sem a dependência do envolvimento de outros participantes ao mesmo tempo.

A interação sincrônica típica é a discussão face a face em uma video-conferência através do Skype, chat-rooms ou salas de aula virtuais, onde todos estão online e trabalham de forma colaborativa ao mesmo tempo. Já a interação assincrônica promove o intercâmbio de dados e informações por meio de e-mails, blogs, wikis, e fóruns de discussão, bem como textos suportados pela web, documentos de hipertexto, instruções gravadas em áudio, e redes sociais utilizando-se de recursos da Web 2.0.

É difícil encontrar hoje em dia um mercado que não seja competitivo e que não obrigue as empresas a investirem em melhorias a cada momento. Com isso em mente, contratar uma consultoria online pode se mostrar um recurso valioso, com o potencial de alavancar os negócios e ajudar a se diferenciar da concorrência.

Mas como esse serviço funciona? Será que vale mesmo a pena? Veja agora:

O que é uma consultoria online?

O papel de uma consultoria é fornecer ajuda e orientação a empresas e empreendedores que desejam tirar o melhor de suas habilidades, se destacar dos concorrentes ou realizar mudanças importantes em suas estratégias de negócios.

O diferencial do modelo online é que esse trabalho pode ser feito a distância, e não obrigatoriamente de forma presencial. Muitas empresas usam o telefone ou a internet, com ferramentas como Skype, Google Hangouts e outros.

Em outros casos, isso ocorre por meio de um aplicativo exclusivo, que pode ser acessado de qualquer lugar com segurança e praticidade para acompanhar o progresso do trabalho em tempo real.

Como esse tipo de consultoria funciona?

A ideia principal é oferecer ajuda prática, que possa ser aplicada imediatamente no dia a dia da empresa em questão e dê resultados em um período razoável.

Com as ferramentas certas, a distância não é um problema e permite que os consultores façam o acompanhamento de cada etapa do planejamento de forma cuidadosa, dando as orientações necessárias e fazendo ajustes conforme for preciso.

Leia mais:   O óbvio para sua empresa sobreviver na crise – As Ações

Por que você deve procurar uma consultoria online de negócios?

Talvez você se pergunte se há razões suficientes para procurar uma consultoria online. Afinal, por que não seguir o caminho mais seguro e contratar uma consultoria perto de você? Veja alguns motivos:

Grande praticidade

Não tem segredo: ao contar com uma consultoria online, a sua empresa terá ajuda necessária a apenas alguns cliques de distância. Pensando bem, mesmo que contrate profissionais que estão perto, qual será o principal canal de comunicação no dia a dia? Provavelmente a internet ou telefone, pois esses são os meios mais práticos. Sendo assim, em vez de ser um impedimento para optar pela consultoria online, é mais um motivo para optar por ela.

Custo baixo

Normalmente, o custo de honorários e encargos de um consultor presencial é muito mais caro do que receber atendimento personalizado via internet. O serviço online, por outro lado, não tem custos extras que precisem ser repassados ao cliente, o que pode simplificar muito na hora de definir o preço.

Ajuda de profissionais qualificados

Se a distância não é um impedimento, dependendo da sua situação, a qualidade pode ser. Será que há profissionais realmente qualificados que podem ajudar o seu negócio da melhor forma, perto de você? Ao procurar online, essa limitação deixa de existir, e encontrar alguém que satisfaça seus critérios é a única coisa que falta para iniciar uma parceria de sucesso.

Realmente, não é preciso ter qualquer receio de contratar uma consultoria online de negócios. Essa nova forma de trabalhar e fazer negócios não só traz grandes benefícios como praticidade e custo reduzido, mas também representa um incrível avanço na forma como as empresas podem receber treinamento e oferecer serviços melhores a seus clientes.

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