Quero Consultoria

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Saber o valor de uma empresa é uma necessidade para quem precisa comprar, vender ou dividir uma empresa. E também para quem precisa dessa informação estratégica.

Reproduzir vídeo

O real valor de uma empresa pode ser muito diferente do você pode estar pensando agora.

Solicitar um orçamento

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

A ProLucro é uma consultoria especializada em pequenas empresas.

Se você é uma pessoa física querendo abrir seu primeiro negócio, ou quer ampliar um negócio já existente, você está no lugar certo.

Quero ser cliente

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Consultor empresarial Flávio Barcellos

Minha carta para você

Caro Empreendedor.

Uma avaliação de empresa, de qualquer porte, exige rigor técnico. Nos três artigos abaixo você pode, em poucos minutos:

. Entender o que é e como é feita
. O que é mais relevante para o valor
. Conhecer quem contrata uma avaliação de empresa e os motivos
. Como vender uma empresa em crise

No início dessa página, caso não tenha visto, você pode ver um filme de três minutos bem didático sobre a metodologia da ProLucro.

O desafio de uma avaliação está em achar o Preço Justo. Quando alcançado, a possibilidade de haver negócio cresce muito. É essa a meta da ProLucro, sempre, calcular o Preço Justo.

Grande abraço e votos de sucesso sempre.

Flávio Barcellos Guimarães

CEO e Consultor

Quero saber quanto vale um negócio!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Tire suas dúvidas e descubra tudo o que é preciso para tirar sua ideia do papel:

A avaliação de empresa é a atividade de calcular o valor econômico de uma empresa. Usualmente ela é feita por profissionais preparados. Eles utilizam uma ou mais metodologias, próprias ou conhecidas pelo mercado.

  • Uma avaliação de empresa leva em consideração diversos fatores, mas os mais importantes são:
  • Faturamento
  • Lucratividade / Resultado Operacional
  • Patrimônio Líquido
  • Tendência de Mercado / Projeção do Futuro

E as metodologias também são muitas, sendo as utilizadas pela ProLucro:

  • Lucratividade Simples
  • Lucratividade Composta
  • Fluxo de Caixa Descontado
  • Múltiplos de Ebitda

O valor real obtido em uma venda/compra é influenciado, ainda mais, por dois fatores muito relevantes e que só vão surgir, de fato, na hora das negociações:

  • O grau de interesse de quem quer vender
  • O grau de interesse de quem quer comprar

O artigo anterior explica o que é e como é feita uma avaliação de empresa. Neste, o tema é quem contrata e a razão. Os casos mais comuns de contratação desse serviço, na experiência do autor, são:

  • Empresário que foi abordado por um potencial comprador;
  • Entrada e saída de sócios, amigável ou litigiosa;
  • Interessado em ter essa informação na elaboração de planos estratégicos;
  • Investidor interessado em comprar cotas ou a totalidade de uma empresa;
  • Herdeiros em processo de divisão de espólio.

E os que mais cotam, mas não compram?

  • Curiosos pela informação estratégica, mas que não concretizam a compra da avaliação, devido ao seu custo;
  • Empresas em dificuldade, ou que o empresário está saturado, mas que também não compram devido ao custo.

Realmente, a Avaliação de Empresa implica em custos, mas é muito útil saber quanto vale sua empresa. Trocar expectativas, às vezes bem enganosas, por uma informação precisa e justificada, pode fazer a diferença em como você enxerga sua empresa e seu futuro.

Como toda empresa tem faturamento, ela já tem algo a vender. E como toda empresa tem uma estrutura produtiva, tem algo mais a vender.

Em geral os problemas de uma empresa em crise estão em um ou mais dos demais itens: lucratividade (está tendo prejuízo operacional), passivos (muitas dívidas) e tendência de mercado (está em decadência). Assim, é preciso calcular o patrimônio líquido, calcular o resultado operacional (lucratividade) e pesquisar qual a tendência de mercado para ela. Essas são as principais etapas de avaliação de uma empresa.

Primeiro passo: Avaliação da Empresa por especialistas
Segundo passo: decidir o que vender
Terceiro passo: achar compradores

Cada um desses passos envolve várias questões que são abordadas no artigo.

A conclusão é que, dada a complexidade da operação e a necessidade de manter a empresa viva enquanto a venda não ocorre, é fundamental fazer primeiro a avaliação com um especialista e traçar com ele a melhor estratégia de venda.

As metodologias de avaliação mencionadas nos artigos anteriores são detalhadas aqui, bem como todo o processo de avaliação.

As 4 Metodologias: Lucratividade simples, Lucratividade composta, Fluxo de caixa descontado e Múltiplos de Ebitda.

Aborda ainda o que ele chama de as 2 Realidades

  • Realidade Atual, que considera apenas a situação atual da empresa, com seus números e resultados.
  • Realidade Provável, é para os casos em que há fortes indícios de que poucas mudanças na gestão e/ou modelo do negócio da empresa que exijam nenhum ou pouco investimento financeiro podem alavancar seu faturamento e resultado operacional. Nessa nova realidade, provável, o valor da empresa alcança um valor maior.

A Realidade Provável é fundamental para calcular um preço justo para empresas em fase de prejuízo operacional ou baixa lucratividade. Pelos métodos clássicos elas seriam subavaliadas.

Se quiser ver os pontos fortes e fracos de cada metodologia, leia a íntegra do artigo.

O artigo começa dividindo uma distribuição de cotas entre herdeiros em apenas 2 grupos:

  • Divisão simples das cotas entre os herdeiros, é quando cada herdeiro simplesmente recebe seu percentual de cotas segundo a lei. Um exemplo é dado.
  • Divisão diferenciada das cotas entre os herdeiros, algumas vezes os herdeiros querem distribuir entre eles cotas diferenciadas ou mesmo alguém ficar sem cotas. Isso é muito comum quando existem outros bens a serem partilhados. Aí é necessário avaliar todos os bens que serão divididos de forma diferenciada, e não só as cotas da empresa.

Outro tema interessante é saber se os demais sócios podem impedir o herdeiro de entrar na empresa.

Da perspectiva da lei civil, os herdeiros possuem direito à posse e ao domínio dos bens do falecido. Porém, no caso da sociedade empresarial, a morte de um dos sócios não implica, necessariamente, no ingresso do herdeiro na sociedade. Se a aprovação dos sócios remanescentes estiver prevista no contrato social, o herdeiro, neste caso, não terá automaticamente o direito de se tornar sócio, mas apenas o eventual crédito de acordo com as cotas herdadas, pois o que se transmite pela herança é a propriedade dessas. Mas existem mais detalhes que podem ser conferidos no artigo.

O artigo começa definido: consultoria online, ou consultoria à distância, nada mais é do que você ou sua empresa serem atendidos por um consultor sem reuniões presenciais. E para isso são utilizados alguns aplicativos de acesso comum e gratuito.

As vantagens seriam muitas:

  • Economiza muito tempo evitando deslocamentos e com o aumento da objetividade das reuniões.
  • É mais confortável reunir-se de casa ou do seu escritório.
  • É mais ecológico ao evitar mais carros na rua e queima de combustível.
  • São acessíveis de qualquer lugar do planeta.
  • Os preços cobrados pelo consultor podem e são menores.

Os cuidados na contratação a serem observados seriam: avaliar de forma geral o site da empresa, pesquisar a reputação na rede e órgãos, conversar bem com um consultor da empresa, assinar um contrato antes de começar o serviço que deve abordar uma série de questões.

Veja o que nossos clientes falam da ProLucro.

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.